Segunda-feira, 17 de Abril de 2006

Acidente - Francisco Adam morre aos 22 anos

"Salvem-no!” O estado do carro, destruído contra dois eucaliptos no fim de um recta, era tão grave que os bombeiros tiveram dificuldade em acreditar que alguém tivesse conseguido sair com vida da amálgama de chapa. O rapaz, que estava de pé na estrada, voltou a dizer o mesmo. “Eu estou bem, consegui sair. Por favor, salvem-no.” Mas era impossível ajudar Francisco Adam.

Ontem de madrugada, ao regressar de um bar na zona de Coruche, na companhia de dois amigos, o actor que interpreta o papel de ‘Dino’, o galã de coração mole dos ‘Morangos com Açúcar’, perdeu o controlo do carro num cruzamento e, em segundos, a vida. Francisco tinha 22 anos.

O despiste aconteceu pelas 03h50 perto do Campo de Tiro de Alcochete, onde se cruzam, quase perpendiculares, as estradas nacionais 118 e 119. São duas rectas e o Renault Clio cinzento e último modelo conduzido por Francisco Adam – que tinha carta há pouco tempo – vinha na segunda. “Parece interminável. Convida a acelerar e provoca muitos problemas”, diz ao CM fonte dos Bombeiros de Samora Correia.

Apesar de não haver explicação para o acidente – cujas causas caberá ao Núcleo de Investigação Criminal da BT do Carregado apurar – os vestígios na estrada permitem reconstituir o brutal despiste. As marcas nos separadores, os sinais dobrados, a casca dos eucaliptos rasgada e os rastos na terra parecem dizer o mesmo: no final da recta da EN119, o carro terá seguido em frente e, depois de embater nos separadores, foi projectado contra as árvores, nas quais bateu com o tejadilho.

Pequenos cartazes espalhados no chão, por entre pneus e bocados de automóveis, anunciam a peça de teatro ‘Les Garçons’. Francisco Adam parece sério, com um bigode fino e os olhos azuis fixos na câmara. Dois sacos com episódios de ‘Morangos com Açúcar’ foram encontrados ali perto, a pouco mais de vinte metros da estrada.

“A princípio nem queríamos acreditar que era ele”, diz Samuel Gonçalves, um dos bombeiros de Samora Correia chamados para o local. “Tínhamos de fazer o nosso trabalho, mas agora é estranho. Era um rapaz da minha idade. Foi muito complicado”, conta Samuel.

Francisco Adam foi retirado já sem vida do interior da viatura e o corpo seguiu para o Hospital de Vila Franca, onde deverá ser autopsiado hoje, disse Luísa Morais, chefe da equipa de urgência. Osvaldo, o homem de 35 anos que seguia ao seu lado, foi levado ao Hospital de Santa Maria, em Lisboa, devido à gravidade dos ferimentos. Filipe Viegas, de 21 anos, foi encontrado fora do carro pelos bombeiros e, após passar pelo Hospital de Vila Franca, foi evacuado para Vila Nova de Gaia, onde mora.

Os três rapazes regressavam a casa vindos do Club In-Campo, onde Francisco tinha estado a dar autógrafos. Sílvia Ribeiro, uma das pessoas que estava no bar de Coruche, disse ao CM que o espaço estava cheio e que eram muitos os jovens a pedir autógrafos ao actor. “Via-se que estavam todos felizes, miúdos e graúdos”, contou.

‘Dino’, a personagem de Francisco nos ‘Morangos com Açúcar’, era um fenómeno de popularidade, que não deixava ninguém indiferente. E esta semana, no quartel dos Voluntários de Samora Correia, quando os bombeiros se juntarem para ver a série, como costumam fazer, talvez haja menos sorrisos do que habitualmente.

PERFIL

Francisco Amaro Rodrigues Adam nasceu em Lisboa a 13 de Agosto de 1983, mas desde muito novo foi viver para a Praia de Santa Cruz, Torres Vedras. Começou a sua carreira como modelo na agência Elite Models e mais tarde na On Fashion e participou em várias campanhas publicitárias, nomeadamente em televisão. Depois de ter passado por um ‘casting’ entrou na segunda série de ‘Morangos com Açúcar’, onde encarnou o personagem de ‘Dino’, um jovem rebelde e divertido.

UM CRUZAMENTO PERIGOSO

Se houvesse dúvidas, seriam eliminadas pelos pneus e pelos restos de carros esquecidos numa espécie de trincheira à beira da estrada no cruzamento das nacionais 118 e 119.

A segunda, que vem desde o Infantado, termina num cruzamento perto do Campo de Tiro de Alcochete, após uma recta interminável e convidativa. “Há muitos acidentes aqui”, conta Daniel Varandas, vendedor de fruta com banca a alguns metros do local onde se despistou o Clio de Francisco Adam. “Às vezes, chegamos de manhã e estão aí os carros.”

Em 2004, de acordo com a Direcção Geral de Viação, ocorreram 29 acidentes com mortos e feridos graves na EN118. A Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados identificou três zonas perigosas naquela via.

JOVENS SÃO OS QUE MAIS MORREM

Os jovens com idades entre os 20 e os 29 anos representam mais de vinte por cento das mortes ocorridas na estrada no ano passado, revela o relatório anual provisório da Direcção Geral de Viação.

O grupo entre os 20 e os 24 anos, no qual se encontrava o actor Francisco Adam, representa, por si só, 12 por cento das vítimas mortais, enquanto nove por cento dos mortos em 2005 tinha entre 25 e 29 anos.

Os condutores mais jovens têm sido alvo de medidas excepcionais, algumas contempladas no novo Código da Estrada, e são considerados pelas autoridades policiais um dos grupos de maior risco na estrada, quer pela inexperiência de condução quer pela apetência para manobras perigosas.

PORMENORES

HOSPITAL DE GAIA

Um dos ocupantes que seguia no carro do actor Francisco Adam, vítima mortal do acidente, é Filipe Miguel Carvalho Diegues. Tem 21 anos e reside na região do Porto. Foi transferido ontem do Hospital de Vila Franca de Xira para o de Vila Nova de Gaia, onde deu entrada às 13h07 no Serviço de Urgência encontrando-se em observações. Tudo indica que o seu estado não é preocupante. Os pais do jovem, que no hospital aguardavam informações sobre o estado de saúde do filho, recusaram-se a falar ao CM.

PONTE DE LIMA

A peça ‘Les Garçons’ tinha estreado a 26 de Março no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima. Os actores Francisco Adam e Breno Moroni aparecem nos pequenos cartazes de promoção do espectáculo, promovido pela Associação Cultural Unhas do Diabo e com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Depois de duas exibições, a 2 e 9 de Abril, a peça, com voz ‘off’ de Françoise Ariel, deveria regressar à cena a 23 e 30 deste mês. No entanto, e devido à morte do actor, os dois últimos espectáculos vão ser cancelados.

Fonte: Correio da Manhã

27 comentários:
De karla a 19 de Março de 2007 às 20:48
eu sou prima dele e ainda estou triste pobre de mim era o meu primo favorito foi graças a ele que conheci todos os actores dos morangos
De melissa a 1 de Maio de 2009 às 17:29
ola os meus pesamos o teu primo era lindo e continuará a ser nos sossos coraçoes
De gilda a 7 de Julho de 2011 às 18:06
olá karla.eu nao conhecia o teu primo pessoalmente,mas adorava o ver nos mca.tenho mtas coisas sobre ele e até hoje nunca me esqueci dele e nao vou esquecer.chorei mto cm a morte dele e até custou acreditar k ele tinha falecido.nunca o hei-de esquecer.naquele dia que lhe aconteceu o acidente eu passei lá no local,mas ainda nao sabia o que tinha acontecido.um dia vamo-nos encontrar cm ele lá em cima
De Bianca Carmo a 4 de Janeiro de 2014 às 16:10
Tenho Pena, pois eu tambem gostava muito dos morangos com açucar, gostava das coisas que ele fazia, se fosse magica, fazia com que o Francisco Adam voltasse:)



Muito obrigado
Se precisar de alguma coisa lige para este numero:918042612

Não exite


bjs
De lol a 5 de Janeiro de 2014 às 01:04
esse mano metia cocaína para a narina!
De luisa a 19 de Março de 2007 às 20:52
vouvos contar uma história de lesbicas eu estava em casa de uma amiga e a coisa deuse e beijamonos despimonos lambemonos e trincamonos xupamonos lambemos o pito uma da outra e fizemos sexo na cama na banheira e no xão. somos lesbicas e eu tenho 12 anos e ela 20 max não faz mal nenhum porque eu gosto de mulheres mais valhas ela é gostosa
De Anónimo a 11 de Junho de 2007 às 00:19
Bom para ti!!!
De ANONIMO a 11 de Novembro de 2008 às 22:59
SUA PORCA SEM VERGO QUE TE VERGONHA ERA BEM FEITO QUE TE VIOLACEM
De CONTRA LESBICAS a 11 de Novembro de 2008 às 23:04
PORCA NOJENTA PARVA ... ES UMA PUTA?????SO PODE LESBICA PECANHOZA
De Anónimo a 1 de Maio de 2009 às 17:31
nao teem vergonha de vir para aqui dizer coisas dessa?
De RENAMON2277 a 13 de Março de 2011 às 18:18
TU ES PARVA DE TODO VENS CONTAR ISSO PARA AQUI ONDE O FRANCISCO ADAM MORREU TU ES UMA ESTUPIDA
De anónimo a 28 de Junho de 2011 às 15:59
aquela luisa é mesmo tola !
este blog é dedicado ao francisco adam e ela vem práqui falar de lésbicas

queremos lá saber se chupaste ou trincaste a pila de tua amiga !

eme encherga-te defecienta !
vai lamber as tetas da vaca puta .|.
De gilda a 7 de Julho de 2011 às 18:16
cada um tem o seu gosto e ninguém o deve criticar.só acho mal vires para aqui contares esse episódio.devias era ter respeito ao francisco adam.e ao menos dizias alguma coisa em relaçao a francisco adam
De Miguel a 3 de Junho de 2009 às 06:07
Acho um pouco mal educado fazer troça de a morte de uma pessoa. Mas nao devem ligar a esses comentários na minha opinião.

Eu vou ser sincero, tenho 16 anos quase 17 e já não vejo os morangos. Perdi o interesse. Mas na altura vía e fez me muita impressão quando aconteceu o sucedido (com o Francisco). Chorei e tudo.
Mas queria fazer uma observação. A família, os amigos esses sim têm o direito de sofrer. Agora, os milhoes de pessoas que vêm morangos com açucar e achaavam no giro e engraçado e choram por ele, não acho correcto. hà crianças a morrerem à fome, há mulheres a ser violadas, à bébés mortos e sequestrados, mortos à nascenca etc "Choram por eles?" É isso que quero vos fazer entender. Francisco nao era mais que os outros. Era humano. E se querem lamentar a morte dele, acho muito bem, até porque tambem lamento (já agora os meus pêsames para a prima dele) Mas tambem deviam pensar nas outras pessoas que apesarem de nao serem famosas , sao gente.

E o que me faz mais confusão, nem era por ser famoso, nem era por ser giro ou entrar nos morangos. Era por ter APENAS 22 anos. Peço vos para considerarem, que quem morreu nao foi Dino, foi Francisco Adam. Um jovem não um actor de uma popular novela.

Cumprimentos. Miguel Carreiras-16 anos-Lisboa.
De sara a 12 de Junho de 2009 às 15:43
ola chamo-m sara tenhu 18 anos quase e na altura tinha 13! chorei mt msm!!!

e hj voltei a chorar, lendo tudo o que está escrito em cima!

chorei e ainda choro pk era dos meus actores preferidos! sempre gostei!

mas o que me chokou mais foi a morte dele! a maneira como ele morreu! :'( foi terrivel! ninmguem merece msm!!!

e depois a nossa imprensa è tao sem escrupolos que é capaz sde mostrar todos os promenores... chokando quem chokar! o que interessa é divulgar ! meu Deus!!!!! respeitem a dor !

ELE ERA UM RAPAZ DE 22 ANOS! pk??

mas la está concordo com o miguel em parte... francismo adam era já uma personagem... mas nao o devem "julgar" como tal!..

sendo actor dos morangos é normal k mt gente sofra e acho que nao é por nao ser da nossa familia k devemus fikar indeferente ou k nao temos direito de sofrer!

é verdade a cada hora milhares de mulheres sao espancadas assassinadas... etc (leiam o livro queimada viva! percebem logo esta parte) mas ninguem chora por elas porque é um lado obscuro! um lado mais escondido!...

é claro mts crianças choram! mas nos nao vemos! e lá esta a nossa impressa chega ao ponto de vender a morte de alguem so para obter audiencias! meu deus!

nao sei se souberam mas os D'ZRT escreveram uma musica para o francisco!



Adeus Dinoman! (homenagem A Francisco Adam)
D'ZRT
Composição: Indisponível

Será
Que todos temos um destino
e vamos aprendendo a escreve-lo melhor

Será
que o ser humano é tão pequeno
Que os dias vão correndo
e a saudade é maior.

Será
que tudo faz sentido
e a pergunta é porquê
e quem terá decidido

Refrão
E eu não te quero perder
Presta atenção ao que eu te digo
E eu não te quero perder
Encara a estrada como um perigo
E eu não te quero perder
o teu sorriso é o nosso sorriso
E eu não te quero perder
Estejas onde estiveres estamos contigo.

Estamos Contigo
Estamos Contigo
Estamos Contigo
Estamos Contigo
Estamos Contigo

Tua alegria não será esquecida
Sabemos que não queres tristezas entre nós
És um exemplo pra agarrar a vida
Meu puto, acredita, estarás sempre entre nós
Tua alegria não será esquecida
Sabemos que não queres tristeza entre nós
És um exemplo pra agarrar a vida
Meu puto, acredita, estarás sempre entre nós

Até já meu irmão!

Olha por nós aí, boy!

Estamos juntos meu irmão, estamos juntos...

E eu não te quero perder
Presta atenção ao que eu te digo
E eu não te quero perder
Encara a estrada como um perigo
E eu não te quero perder
o teu sorriso é o nosso sorriso
E eu não te quero perder
Estejas onde estiveres estamos contigo. (bis)


Promete que não te vais perder
Estejas onde estiveres estamos contigo.
De Luis a 16 de Março de 2010 às 11:56
Com 18 aninhos já tinhas obrigação de saber escrever Português correctamente...
De vitor a 25 de Dezembro de 2009 às 16:06
tenho muita pena que as pessoas fassam troça das outras pessoas.francisco adam era para mim um grande actor e uma grande pessoa eu era amigo dele mas foi muito doloroso perde-lo ele era uma pessoa muito alegre e sempre ajudar os outros.
AS RECORDAÇOES NAO SE VAO VAI FICAR SEMPRE NO MEU CORAÇAO NUNCA O ESQUECEREI UAM PESSOA TAO ALEGRE E QUE NUNS INSTANTES PERDE E VIDA AS VIDA É TAO INJUSTA
De Rocha a 28 de Junho de 2011 às 20:34
Olha Miguel acho que o que acabaste de dizer tem imensa lógica e concordo a 100 % contigo. Claro que fiquei muito triste quando ele morreu mas também eu era pequena e era facilmente impressionada. Agora morreu o Angélico Vieira e fiquei com pena mas mais nada porque eu não o conhecia de lado nenhum.
De Magda a 16 de Janeiro de 2010 às 15:27
Francisco Adam 1983 - 2004 22 anos , e era a pessoa q eu mais gztava. Cada cena q ele fazia nos morangos cada cena q eu via fazia cm q eu gztasse ainda mais dele. Pessoa q estaja onde estiver estara sempre dentro de mim «3 . Chorei por ele e choro quando vejo e ouço o q os DZRT fizeram para ele. tenho um Video clip nu meu hi5 e nunca ira de la sair! Pessoa q eu vou sempre pensar e' nu Francisco. Era um Puto lindo, divertido. Sei tudo o q ah para saber sobre ele. Venha qem vier nunca conseguira fazer cm q eu o esqeça!

Estejas onde estiveres tas ca dentro «3 sempre. E no pensamento tbm! Nao me importo do q dizem quando deito a lagrima de tristeza de quando tou a pensar nele, so sei q se eu pudesse voltar fazer o tempo eu o faria e tudo para p ter junto de todos aqeles q o amam e q gztam dele assim cmo ele era!

Eu amo-te Francsico Adam
«3
De Rui a 16 de Março de 2010 às 11:52
Magda, ao menos tenta escrever em Português, por amor da santa! Tens um botão para verificar ortografia, caso tenhas dúvidas.

Beijocas!
De andreia a 25 de Agosto de 2010 às 17:25
olá na altura chorei muito...uma pessoa tão nova e no inicio de uma carreira.. não merecia morrer....devia ter imensos sonhos como actor e não só ...devia poder concretizar todos os seus sonhos...mas a vida e assim...como se costuma dizer.. ninguém cá fica para semente....mas apesar de tudo todos os teus fãs continuam a gostar de ti... um beijo enorme....adoramos te
De joana dias a 6 de Novembro de 2010 às 21:34
ola eu na altura corei muinto eu era louco por ele ele era um exelente actor.o actor perferito da minha mae na quela altura era tu DINO um rapaz lindo,simpatico. um actor muinto bom.

Nunca te esquecerei DINO!!!!!!!!!!
!
De Gabriela a 17 de Abril de 2011 às 22:45
Neste blog porque as pessoas se criticam umas as outras? Afinal este blog e um blog sobre o Francisco, nao um blog de criticas. Naquela altura eu nao via os morangos nem tao pouco conhecia o Francisco mas quando ouvi falar de sua morte deu-se um click no meu cerebro e fiquei a pensar se fosse um amigo meu, no entanto, como eu era muito pequena nao me importei muito com isso, apesar de nunca o esquecer completamente so agora decidi pesquizar mais sobre ele e percebi a passoa maravilhosa que ele era, percebi que a vida foi bue injusta com ele, ele nao merecia nada do que lhe aconteceu. Ele estara para sempre no meu coracao e na minha memoria...<3
De Claudia vanessa a 23 de Abril de 2011 às 18:54
Tenho muita pena do francisco adam ele era o melhor actor
De domingos a 25 de Abril de 2013 às 16:02
gostava muito dele sinto muito
De Aldinho santos messele a 20 de Janeiro de 2014 às 16:43
Eu curtia bwe do francisco adam. E curtia mais nos moranguinhos gortava as coisas que ele fazia na novela. Algum dia xtaremos juntos francisco adam
De Aldinho santos messele a 20 de Janeiro de 2014 às 16:43
Eu curtia bwe do francisco adam. E curtia mais nos morangunhos gortava as coisas que ele fazia na novela. Algum dia xtaremos juntos francisco adam

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds