Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2006

'7 Vidas' em estreia na SIC

Estilo espanhol inspira nova ficção nacional


Patrícia Tavares é uma das estrelas da primeira produção de Teresa Guilherme para a SIC da era Penim. Formatos espanhóis, alternativos às novelas brasileiras, vieram para ficar.



A partir de domingo Patrícia Tavares passa a ser Laura, a prima vinda do Norte na série ‘7 Vidas’. Depois das experiências nas telenovelas, do teatro e do envolvimento na formação de actores, a actriz prepara-se agora para ser uma das protagonistas de uma ‘sitcom’, que em Espanha já vai no sétimo ano no ar, e sempre com óptimos índices de audiências. O sucesso conquistado em Espanha e a “qualidade” do formato terão sido mesmo as razões que levaram Teresa Guilherme e Francisco Penim – respectivamente directora para a ficção e director de Programas da SIC –a adquirir os direitos sobre a ‘sitcom’. ‘7 Vidas’, exibida em Espanha pela privada Telecinco, atingiu uma audiência média de 4.231 milhões de espectadores durante a última temporada e já conquistou o título de série mais longa da TV espanhola.

Esta não é, no entanto, a primeira produção espanhola a ser adaptada no nosso País. Já ‘Médico de Família’, que marcou a ficção nacional e foi exibida pela estação de Carnaxide, era baseada num original espanhol. Seguiram-se ‘Jornalistas’ e ‘A Minha Família é uma Animação’ (também na SIC), ‘Ana e os Sete’ e ‘Os Serranos’ na TVI. No final deste ano, a RTP1 junta-se à lista com ‘Conta-me como Foi’, uma série baseada no sucesso da TVE. Visível é assim a opção tomada pela ‘nova SIC’ face aos formatos em que vai apostar. E as novelas brasileiras parecem ter deixado de ser o rumo na estação de Carnaxide, apesar do acordo com a Rede Globo prever que a SIC continue a exibir pelo menos uma novela brasileira por ano.

A poucos dias da estreia, Patrícia Tavares, que se estreia com um contrato de exclusividade na SIC, após uma passagem pela TVI, confessa estar a construir a personagem de Laura. Colorida, com um corte de cabelo escadeado e uma pose ousada, a actriz não fica em nada atrás das suas congéneres espanholas. “Ainda estou a tentar conhecê-la melhor pois estamos a gravar apenas há uma semana e há coisas que vão surgindo. Por vezes há um gesto que ajuda a encontrar tudo o que precisamos para a personagem e noutras alturas estamos quinze dias à procura de algo. Julgo que as personagens só começam a ganhar vida quando te começas a soltar e perdes a vergonha. Os actores também têm vergonha, ao contrário do que se pensa”, afirma Patrícia Tavares. Sobre a sua saída da TVI, a actriz refere: “O tempo encarregar-se-á de trazer a verdade ao de cima. A minha saída foi da produtora NBP e foi uma situação complicada. Nunca cheguei a falar com o [José Eduardo]Moniz.”

Nos bastidores, há quem lembre que a zanga com a TVI foi provocada por uma abertura do ‘Jornal Nacional’, onde se afirmava que a actriz tinha sido afectada por um fenómeno paranormal que está ainda por explicar. Questionada pela Correio TV sobre o assunto, Patrícia Tavares apenas respondeu: “Não vale a pena entrar por aí. Não falo mais sobre o assunto.”

A série ‘7 Vidas’, com estreia marcada para domingo à noite, surge numa altura em que a ‘guerra das audiências’ está ao rubro. A SIC quer recuperar a liderança perdida para a TVI e a estratégia parece passar por um investimento nos rostos e formatos que fizeram sucesso na estação de Queluz. Para o crítico João Gobern, “a diversificação dos formatos é uma atitude inteligente da SIC. Por força da dinâmica do mercado espanhol, é natural que as televisões espanholas consigam produzir produtos de qualidade”, afirma.

Apesar da Lei da Televisão obrigar a que as estações de TV emitam metade da sua programação em língua portuguesa, nada obriga a que os formatos sejam originários do País. A adaptação de formatos é recorrente. E se as séries privilegiam o estilo espanhol, nas novelas vinga o género latino-americano. Os actores é que são sempre prata da casa. E em relação ao elenco da série ‘7 Vidas’, Patrícia Tavares, que também contribuiu para a realização dos ‘castings’, é da opinião que não podia ser melhor nem mais adequado: “O Mourato é brilhante. O Jorge [Corrula] é um dos melhores actores da nossa geração. Já acreditava muito nele desde os ‘Morangos com Açúcar’ (TVI). Agora que estou a trabalhar diariamente com ele acho que é muito bom actor mesmo. A Rita [Salema] já a conhecia e já trabalhei com ela. É uma grande actriz.”

Em relação a Teresa Guilherme, com quem contracenou na peça de teatro ‘A Partilha’ e que em ‘7 Vidas’ acumula a produção com a representação, Patrícia Tavares define-a de forma simples: “A Teresa [Guilherme] já deu provas como actriz. É uma mulher muito exigente, mas isso é bom. O nivelamento que impõe é acima da média.”

Laura, a personagem de Patrícia Tavares, terá um romance com Pedro, interpretado pelo ‘homem do momento’, Jorge Corrula, que deu o salto para a fama através de ‘O Crime do Padre Amaro’. Contudo, cenas similares àquelas feitas com Soraia Chaves estão fora de questão. “Ainda não sei como surge o romance da Laura com o Pedro, mas já diziam os antigos: Quanto mais prima, mais se...”, brinca. “A Laura é muito namoradeira, fresquinha. Não sei se será um romance que vai ser levado até ao fim. Acho que será mais a história do gato e do rato.” De facto, ousadias e garridices espanholas não faltam a esta série. Mas para o crítico de televisão Fernando Sobral o facto de ‘7 Vidas’ ter conquistado grande sucesso em Espanha não obriga a que o mesmo se repita em Portugal. “A SIC tem que procurar abrir outros caminhos para não estagnar. Esta talvez seja a primeira forma de fugir à hegemonia das novelas brasileiras. No entanto vai combater num terreno onde tem uma concorrência muito forte por parte da TVI. E vai procurar conquistar um público muito semelhante, que, neste momento, é fiel à TVI”, argumenta.

Por seu lado, o crítico Eduardo Cintra Torres defende que “nunca se pode ter a certeza do sucesso de um formato”, mesmo que ele esteja rotulado como um êxito no país de origem. “A SIC pretende variar a programação, o que, só por si, já é positivo. A aposta em programas de produção portuguesa poderá conquistar a simpatia do público, o que a TVI consegue fazer bem e a SIC não, pois, até aqui, os protagonistas da estação de Carnaxide têm sido brasileiros”, defende. Já para Teresa Guilherme, o interesse por esta série insere-se num objectivo a médio prazo definido para a SIC. A produtora e actriz (que fará o papel de Lurdes, a matriarca da série) mantém, todavia, os pés bem assentes na terra e avisa que ‘esta série é apenas o início de um caminho longo que se propôs a fazer juntamente com Francisco Penim e onde ‘7 Vidas’ e o concurso ‘Pegar ou Largar’ são apenas o primeiro passo.

TERESA GUILHERME

ESPANHÓIS ADAPTARAM-SE

- Porquê a opção por um formato espanhol de sucesso?

- O meu interesse por esta série já é uma paixão antiga. Julgo que a ficção feita em Espanha resulta em televisão de qualidade. Os espanhóis adaptaram-se à realidade de uma forma positiva. Trouxeram para a Europa ‘sitcoms’ de estilo americano, mas mais limpas e menos centradas num único protagonista.

- Que expectativas tem para ‘7 Vidas’?

- Para já a série vai correr sozinha, mas acho que as pessoas vão aprender a gostar.

- Existem mais projectos para a SIC?

- Há uma telenovela, que deverá começar lá para Março e o concurso do [Rui] Unas. Acredito que a novela vai ‘explodir’ mais depressa do que a série, uma vez que será diária. Isso vai com certeza ajudar.

PERFIL

Profissão: produtora e Apresentadora.

Idade: 47 anos.

Currículo: ‘BB’, ‘1,2,3’.

SÉRIES BASEADAS EM PRODUÇÕES ESPANHOLAS

'MÉDICO DE FAMÍLIA'

TELECINCO foi a estação espanhola que estreou este original, mais tarde adaptado para Portugal pela Endemol e exibida pela SIC, em 1999. ‘Médico de Família’ conquistou uma audiência média de 21% (cerca de dois milhões de espectadores) e um share de 52,3%, valores que lhe garantem o título de ficção portuguesa mais vista de sempre.

- Canal: SIC.

- Estreia: 5 de Janeiro de 1999.

- Audiência: 55,1 por cento.

- Share: 22,7 por cento.

'ANA E OS SETE'

ORIGINAL DA TVE, teve Alexandra Lencastre como protagonista da versão exibida pela TVI em 2003. Estreada em 2002 na TV espanhola, e produzida pela Star Line, esta versão rocambolesca de ‘Música no Coração’, teve como actriz principal Ana Obrégon, que também assinou a autoria da série ‘Ana y los Siete’.

- Canal: TVI.

- Estreia: 6 de Abril de 2003.

- Audiência: 34,8 por cento.

- Share: 11,5 por cento.

'OS SERRANOS'

FORMATO DA GLOBAL MEDIA foi adaptado com sucesso da TVI, numa versão que estreou a 05/06/05. Em Espanha ‘Los Serrano’ estreou em 2003 e ainda está em exibição na Telecinco. Premiada com vários galardões, esta série é uma das mais populares em Espanha e teve como actor convidado o português Paulo Pires.

- Canal: TVI.

- Estreia: 5 de Abril de 2005.

- Audiência: 35,5 por cento.

- Share: 10,2 por cento.

‘OS JORNALISTAS’

- Canal: SIC.

- Estreia: 25 de Fevereiro de 1999.

- Audiência: 34,5 por cento.

- Share: 16,7 por cento.

‘A MINHA FAMÍLIA É UMA ANIMAÇÃO’

- Canal: SIC.

- Estreia: 29 de Março de 2001.

- Audiência: 34,5 por cento.

- Share: 4,2 por cento.

OS NÚMEROS DO AUDIOVISUAL

50 POR CENTO EM PORTUGUÊS

A Lei da Televisão obriga a que os canais de TV dediquem um mínimo de 50% das suas emissões à difusão de programas em língua portuguesa. Dessa quota, 15% deve ser de programas criativos.

O ACTOR DA MODA

Paulo Pires é o português que mais se destaca em Espanha. Depois de ter participado em ‘Los Serranos’, onde fez o papel de dois irmãos gémeos, o actor voltou a ser convidado pela Global Media para protagonizar ‘Fuera de Control’.

RTP 1 ADAPTA SÉRIE DA TVE

A RTP1 está a gravar ‘Conta-me como Foi’, uma série baseada no sucesso espanhol ‘Cuenta-me como Pasó’, que estreou em 2001 na TVE.

40 MILHÕES DE ESPECTADORES

É o número da população em Espanha, onde existem cinco canais de emissão em sinal aberto. Dois canais da TVE, a televisão pública, e as privadas Telecinco, Antena 3 e Quatro. A estas acrescem várias televisões regionais.

CONCORRÊNCIA É POSITIVA

“Se tudo correr bem, se a telenovela que vem aí tiver sucesso, mais telenovelas e séries se seguirão. Com o tempo podemos estar a produzir três ou quatro telenovelas, tal como a NBP o faz agora”, avança Teresa Guiherme antes de fazer ainda um pouco de futurologia. “Com a entrada do Virgílio [Castelo] para a RTP vamos passar por uma fase muito boa da ficção nacional. Haverá oportunidades para muita gente. Apenas têm que estar preparados para mudar e fazer coisas diferentes. Tanta concorrência vai favorecer não só os actores, mas todos os envolvidos nas produções televisivas.”

PROBLEMA DE GUARDA-ROUPA

PATRÍCIA MUITO 'DESPIDA'

“Não gosto. A Patrícia [Tavares] está muito despida.” Foi esta a observação feita por Teresa Guilherme depois de chegar ao estúdio, durante a hora de almoço, e dar uma espreitadela nas cenas que tinham sido filmadas durante a manhã pelo resto do elenco. Chamando a si o papel de produtora da série, Teresa mostrou-se desagradada com uma cena em que Patrícia Tavares aparece usando apenas uma camisa de noite e obrigou à sua repetição.


Fonte: Correio da Manhã</aux></texto>

1 comentário:
De Pedro Renato a 8 de Novembro de 2007 às 14:48
A produtora espanhola que aqui aparece escrita como Global Media e que produziu as séries Médico de Família, Jornalistas, 7 Vidas e Os Serranos chama-se na realidade Globomedia.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds