Domingo, 4 de Dezembro de 2005

Não há ninguém como ela

Alexandra Lencastre


Na semana em que renovou com a TVI, a actriz fala do sacrifício que foi chegar a rainha das audiências. Revela que as cenas de sexo foram o mais difícil e que não voltará a trabalhar tanto.



Alexandra Lencastre pode muito bem estar a viver o seu ano de consagração. Além de ter festejado o seu 40.º aniversário de vida e duas décadas de carreira, assim como a assinatura de um contrato exclusivo com a TVI, conseguiu a unanimidade da crítica e do público com uma personagem que se arrisca a figurar para sempre na lista das piores vilãs da história das novelas em Portugal.

A actriz, que há mais de dois meses não veste as sofisticadas roupas de ‘Luiza Albuquerque’ nem planeia mais golpes para enriquecer, está mais solta e descontraída. E prefere escapar aos elogios com uma simplicidade desconcertante: “Fico sempre intimidada quando a crítica é assim tão superlativa, sejam os adjectivos bons ou maus. Acho que o meio-termo é o ideal”.

Ainda que tenha assumido o protagonismo da novela ‘Ninguém Como Tu’, Alexandra Lencastre vê o sucesso desta produção como algo muito acima do talento dos actores. “O resultado final do trabalho não se deve ao nosso investimento ou energia mas a um outro conjunto de circunstâncias, que fez com que os actores brilhassem. Os temas da novela, por exemplo, têm muito a ver com aquilo que se passa hoje em dia: a luta pelo poder, a importância do dinheiro, os esquemas para enganar os outros.”

Seja como for, e durante meses a fio, Alexandra Lencastre foi alvo preferencial da Comunicação Social que vergou ao peso das audiências desta novela da NBP, analisada à lupa e em todas as perspectivas. A visível magreza da actriz – que chegou a ter 200 páginas de texto por semana para estudar – alimentou polémicas acerca da sobrecarga de trabalho.

Ela não o nega: “A novela deu muito que falar e eu já sabia que teria de pagar uma factura por isso. Se não fosse pelo lado da doença, iam pegar por outro lado: ou que eu não dava atenção às minhas filhas ou que tinha sido surpreendida numa loja a maltratar alguém. Resolveram atacar pela magreza, mas a verdade é que eu emagreço sempre quando estou a trabalhar. É o meu metabolismo”.

Ainda assim, a actriz reconhece o excesso de cenas que foi obrigada a gravar e frisa que isso não vai repetir-se tão cedo: “Senti, pela primeira vez na vida, que a minha família tinha ficado em segundo plano. É muito importante não voltar a sentir o que senti neste trabalho, em que as condições me atropelaram completamente. Nunca mais vou assinar um contrato e deixar que me pressionem tanto como em ‘Ninguém Como Tu’”.

Também fortemente comentadas na Imprensa foram as cenas de sexo de ‘Luiza Albuquerque’ com ‘António’, personagem interpretada por Nuno Homem de Sá. Alexandra frisa que, nos planos iniciais, não estavam previstas imagens tão explícitas, que acabaram por resultar de uma opção posterior do autor, Rui Vilhena. “Quando traçámos o perfil da personagem, considerámos que ela iria ser uma mulher frígida, mas o autor começou a puxar por um lado mais sexual da ‘Luiza’. Isso incomodou-me um pouco, claro.

Em TV nunca há tempo para as coisas ficarem bonitas. Todos tentam dar o seu melhor, mas às vezes resulta em coisas que se fossem um bocadinho mais pensadas estariam mais correctas. E, depois, estas cenas são sempre difíceis de fazer”, confessa, recordando a célebre cena do filme ‘O Delfim’, onde fez o seu primeiro nu.

“As pessoas pensam que os actores ficam excitados ou perturbados, mas não é verdade. Toda a gente fica constrangida e meia parva, diz-se imensas coisas só para disfarçar... Defendo que é muito mais forte aquilo que não se mostra do que o contrário. Se é preciso mostrar uma cena de amor, resulta mais um beijo com os lábios a tocarem-se ao de leve do que um beijo daqueles que se fica com o nariz todo amachucado. ”

Do que definitivamente se livrou com alegria foi do guarda-roupa da personagem. Na NBP, choveram telefonemas com pedidos de informação acerca dos fatos de ‘Luiza Albuquerque’, mas a actriz, mais dada a um tipo de vestuário informal, nunca gostou muito da sua aparência na ficção. “A ‘Luiza’ não era nada discreta. Às vezes, parecia um papagaio. Aquela necessidade de ostentar seda ao pequeno-almoço como se fosse para um cocktail...”, recorda, entre sorrisos.

Até ao final do ano, Alexandra Lencastre não pretende voltar ao trabalho. Contudo, em Janeiro, iniciará uma nova fase da sua carreira na TVI, a quem jura fidelidade. “Não assinei o contrato de exclusividade por uma questão monetária, até porque a SIC me oferecia mais dinheiro. Fi-lo pelo respeito e lealdade a uma pessoa, que é o José Eduardo Moniz”, afirma.

A ideia de protagonizar a peça ‘Blue Room’ está, à partida, posta de lado porque a actriz pretende descansar até ao Natal. Ainda não refeita do cansaço das gravações da novela, as suas prioridades por estes dias são as filhas, Margarida e Catarina (de nove e sete anos), e ela própria.

E é também o momento para regressar às revistas do social. “É uma grande chatice, mas há sempre aquele lado do ‘quem não aparece, esquece’. Tenho sofrido um bocadinho na pele com essa falta de sabedoria, de estar no sítio certo com as pessoas certas. A sensação que tenho é que nos eventos não me divirto nada, estou sempre a trabalhar.” Ansiosa por voltar a fazer cinema – ela que é das mais requisitadas actrizes portuguesas no universo da sétima arte –, Alexandra encolhe os ombros e volta a sorrir: “Já sei que agora vou ficar um bocadinho de castigo porque sempre que se faz muita televisão os realizadores torcem o nariz. Sei que vou ficar no banco, mas é uma questão de tempo”.

Até ao virar do ano, a actriz goza os louros conquistados com a sua inesquecível interpretação na novela, mas sempre sem perder o pé: “Já me habituei a relativizar as coisas. Num dia somos muito conhecidos, no outro ninguém se lembra de nós. Isto é como a felicidade: há momentos em que nos sentimos no auge, outros no buraco. E há alturas em que há uma sintonia entre o que pensamos de nós próprios e o que o público pensa. São momentos raros. Talvez viva um desses agora”. Nós apostamos que sim.

AMORES

Após dois casamentos falhados, o primeiro com Virgílio Castelo e o segundo com Piet-Hein Bakker, de quem tem duas filhas, a actriz recuperou a fé no amor ao lado do fotógrado António Gamito.

EXCLUSIVA

“Agora sou exclusiva, mas amanhã posso estar noutro canal”, diz Alexandra Lencastre, que não adianta os montantes envolvidos ou a duração do contrato com a TVI.

NA PRIMEIRA PESSOA

Uma vez livre da vilã de ‘Ninguém Como Tu’, Alexandra Lencastre aproveita agora para se dedicar à família e, também, a si mesma.

- Acha que esta novela lhe trouxe o reconhecimento que faltava junto das massas?

- Não sei. Já me habituei a relativizar estas coisas. Num dia somos muito conhecidos, noutro ninguém se lembra de nós. As pessoas até costumam pensar que eu sou alta, uma grande boazona, ando sempre de ‘tops’ e mini-saias e depois ficam desiludidas: ‘Ai que magrinha, tão pequenina’.

- Neste momento, como ocupa o seu tempo?

- Com as minhas filhas e com coisas que normalmente não consigo fazer quando estou a trabalhar. Tenho devorado livros, estou a actualizar-me em cinema e teatro. São coisas simples como dormir mais uma hora de manhã, ver os amigos, tratar um bocadinho de mim, passear.

- Em termos pessoais, quais os seus grandes projectos?

- Prefiro ter pequenos projectos. Penso muito no futuro e por isso é que não faço projectos a longo prazo. Entre o curto, o médio e o longo prazo, tanta coisa pode acontecer... Prefiro não criar expectativas.

PERFIL

Alexandra Lencastre nasceu em Lisboa a 26 de Setembro de 1965. Foi quando estudava Filosofia na universidade que se apaixonou pelo teatro. Deixou então o curso para se inscrever no Conservatório de Lisboa.</aux></texto>

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds