Sábado, 26 de Novembro de 2005

'Fátima' estreia programa


Volto para ajudar pessoas



Há que mudar, de forma a chamar a atenção das pessoas que queremos conquistar sem colidir com o público que já temos, refere Fátima Lopes
Há que mudar, de forma a chamar a atenção das pessoas que queremos conquistar sem colidir com o público que já temos, refere Fátima Lopes
À estreia de ‘Fátima’, a SIC soma outras novidades. Teresa Guilherme, directora de ficção, elogia formatos espanhóis e contrata Atílio Riccó, ex-realizador de ‘Morangos com Açúcar’.


Reformular o programa da manhã é a terceira medida de fundo de Francisco Penim desde que entrou em acção enquanto director de Programas da SIC. Primeiro foi o final antecipado de ‘Senhora Dona Lady’. Depois, seguiu-se a moderação dos conteúdos do ‘Herman SIC’. Agora, é a vez de retocar o espaço matinal da SIC. Desde ontem que ‘Fátima’ está no ar, ocupando o lugar do extinto ‘SIC 10 Horas’. Um novo cenário, novas rúbricas e uma Fátima Lopes de visual renovado, são as marcas mais visíveis de um programa cada vez mais centrado na apresentação de casos e dramas pessoais. O objectivo é conquistar um público mais abrangente e diversificado num período horário em que a SIC tem liderado.

Com a estreia de ‘Fátima’, Fátima Lopes iniciou ontem um novo capítulo na sua carreira. E a apresentadora diz-se “muito entusiasmada” com o novo programa embora “guarde as melhores recordações do ‘SIC 10 Horas’”. Para Fátima Lopes, “estar mais próxima das pessoas é o melhor desafio que poderiam ter proposto. Eu volto porque gosto de ajudar as pessoas.” Isso mesmo se confirma nas palavras do director de Programas da SIC. Francisco Penim acredita que os telespectadores vão ver “o que a Fátima Lopes tem lá dentro, o que sempre concretizou na sua vida e que agora passa para o ecrã.”

Pedro Costa, subdirector de produção de entretenimento da SIC, refere que ‘Fátima’ se centra nas conversas e entrevistas. E acrescenta que a apresentadora terá “as melhores histórias para contar.” Tudo para que ‘Fátima’ seja “o programa que todos os portugueses querem ver.” Para isso, afirmou ser fundamental que Fátima Lopes acompanhe as histórias “do princípio ao fim mesmo que isso a obrigue a sair do estúdio.” Recorde-se que a proximidade aos casos humanos foi sempre uma mais-valia do ‘SIC 10 Horas’, como já aconteceu no conhecido ‘Caso Joana’. No entanto, a direcção da SIC refere que ‘Fátima’ não será o espaço mais evidente de comunicação entre informação e entretenimento, preocupando-se mais com os casos de solidariedade social.

A apresentadora passou os últimos dias a preparar o novo programa. Desde a definição dos conteúdos à preparação do genérico, passando pelas sessões fotográficas e preparação do material promocional, foram vários os pormenores a ter em conta. “Foi uma semana e meia de grande intensidade onde tivemos, não só eu mas toda a equipa, de fazer muito trabalho de casa”, refere. E como nestas coisas da televisão, a imagem vale ouro, parte do tempo foi reservado à aquisição de novo guarda-roupa e à alteração de visual da apresentadora. “A imagem do programa e o meu visual são aspectos muito importantes. A mudança é sempre positiva e necessária. Afinal de contas estamos a apresentar um produto novo e diferente”, salienta. No entanto, a apresentadora ressalva que “as alterações efectuadas não podem chocar e colocar em risco o público que já temos.” O principal objectivo da substituição de ‘SIC 10 Horas’ por ‘Fátima’ prende-se com a vontade de Francisco Penim em “rejuvenescer a antena” e “atrair mais pessoas para o horário matinal”, já que a liderança das audiências naquele período nunca esteve em risco. E isso tanto pode passar pela conquista de público aos programas concorrentes como pelo cativar do público que, embora disponível naquele horário, não costuma ver televisão. Fátima Lopes diz não ter tido a preocupação de analisar a concorrência porque acredita que a SIC encontrou “a forma ideal de conquistar um público mais jovem e urbano sem pôr em causa o público tipo das manhãs, normalmente mais idoso.” A apresentadora acha que as novas temáticas produzirão uma maior identificação com esse “público urbano” e afirma não ser necessário grandes inovações a nível de conteúdos. “Às vezes basta alterar a forma como se apresentam as coisas, tornando-as mais apelativas e abrangentes”, conclui.

Fátima Lopes estudou Comunicação Social na Universidade Nova. A sua carreira na SIC iniciou-se na apresentação de ‘Perdoa-me’ seguindo-se ‘All You Need Is Love’ e ‘Surprise Show’. Mais tarde saltou para as tardes da SIC e aí permaneceu até ser chamada para substituir Júlia Pinheiro no ‘SIC 10 Horas’. A cada ano que passa, Fátima Lopes cimenta a sua posição enquanto rosto das manhãs da SIC. O próprio Pedro Costa, subdirector de produção de entretenimento da SIC, refere que “as manhãs da SIC passam a ser as manhãs da Fátima.” E esse rótulo não a incomoda, até porque não está “nada preocupada em fazer outro género de programa, noutro horário. Este programa é a minha cara.” Já passaram quatro anos desde que Fátima Lopes substituiu Júlia Pinheiro na condução daquele espaço e, de então para cá, a apresentadora encontra uma “diferença abissal.” Actualmente, sente-se mais madura e segura na condução dos directos e, nesse aspecto, considera que “o avançar dos anos foi fundamental.”

A concorrência segue de perto estas alterações. Apesar de surpreendido pelo súbito desaparecimento de um “programa ganhador”, Manuel Luís Goucha, um dos apresentadores do ‘Você na TV!’, na TVI, diz que aguarda o novo programa de Fátima Lopes “tranquilíssimo”, mas “atento”. “Pessoalmente”, Goucha “considero o nome fantástico. Não é só o nome Fátima mas por ter também uma simbologia muito própria.” E adianta: “As manhãs estão muito equilibradas nos três canais. Acho saudável que assim seja.”

O novo formato matinal representa apenas uma de entre várias alterações realizadas pela nova direção de programas da SIC. Para levar a bom porto o seu projecto, Teresa Guilherme, responsável pela ficção nacional de Carnaxide, está a recrutar os profissionais que têm revelado talento na ficção portuguesa. É o caso do realizador brasileiro Atílio Riccó, que transformou ‘Morangos com Açúcar’ num fenómeno de audiências na TVI. “Aceitei este desafio porque gosto da mulher empreendedora que é a Teresa Guilherme. É uma profissional que sabe o que faz”, diz à Correio TV Atílio Riccó que abandona a NBP após quase cinco anos de intensa colaboração. ‘Nunca Digas Adeus’, ‘Sonhos Traídos’, ‘Morangos com Açúcar’ e ‘Inspector Max’ foram os trabalhos que o realizador brasileiro, de 64 anos, assinou para a TVI.

OS OBJECTIVOS DE PENIM: REJUVENESCER ANTENA

A estreia de ‘Fátima’ insere-se na estratégia definida por Francisco Penim e é mais uma das “alterações decisivas para início da construção da nova SIC.”

O director de Programas refere que “mais mudanças se seguirão, se possível ainda em 2005. O rumo está traçado e sabemos que etapas percorrer. Contamos com todas as pessoas que estão connosco há muitos anos.”

Penim continua a insistir na necessidade de rejuvenescer a antena da SIC e diz que é preciso “definir o que faz falta para o futuro da estação.” Relativamente a ‘Fátima’, mostra-se confiante: “Acreditamos que o público da manhã vai responder assertivamente a matérias mais sensíveis como aquelas que vamos apresentar.”

AS AUDIÊNCIAS DE 'SIC 10 HORAS'

RESISTENTE NO HORÁRIO MATINAL

‘SIC 10 Horas’ liderou até Setembro de 2005. Em Outubro ficou atrás de ‘Praça da Alegria’ (RTP1) e de ‘Você na TV!’ (TVI). Em Novembro subiu, mas ficou atrás do programa da RTP1.

SÉRIES ESPANHOLAS INTERESSAM A TERESA GUILHERME

A directora de Programas de Ficção Nacional da SIC revelou à Correio TV ter visitado várias produtoras espanholas em Madrid onde esteve alguns dias em viagem de trabalho. “Sempre gostei de séries espanholas” conta Teresa Guilherme que esclareceu ter visto “novos formatos”, nomeadamente séries, e aprofundado “condições de negócio.” “Fiz uma voltinha por alguns estúdios, porque também queria ver o que por lá se faz e como funcionam as pessoas.”

Desvendando dois dos projectos em que está envolvida, Teresa Guilherme adiantou: “Vamos fazer uma telenovela e uma série, que vão entrar muito rapidamente em fase de produção. Já estava com saudades do cheirinho a estúdio.” Nas instalações da SIC, Teresa Guilherme partilha gabinete com Francisco Penim (director de Programas), Pedro Costa (subdirector de Produção de Entretenimento) e Paulo Bastos (subdirector de Marketing de Programas).</aux></texto>

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds