Sábado, 29 de Outubro de 2005

Ficção nacional está mais bonita

Manequins à conquista do pequeno ecrã




Agências vendem caras novas para a ficção nacional. E a TVI lidera carteira de empregos. Jovens manequins ganham mais visibilidade e uma carreira bastante mais duradoura.


Representam o melhor que podem e ficam bem no ecrã. Mais de uma dezena dos novos actores de ‘Morangos com Açúcar’ são recrutados em agências de modelos e mesmo no pequeno ecrã dificilmente perdem os tiques de posar. A moda não é recente, mas ganha força à medida que cresce a indústria da produção nacional. E muitos manequins decidem abandonar o dinheiro fácil das passerelles e das fotos para catálogos para apostar forte numa carreira que, apesar de menos bem paga, tem mais longevidade.

A nova protagonista de ‘Morangos com Açúcar’ é disso exemplo. Joana Duarte estuda na Escola Profissional de Teatro e Cinema e faz alguns trabalhos como manequim. Não é totalmente inexperiente em matéria de representação. Já teve pequenas participações em séries como ‘Uma Casa em Fanicos’, ‘Todo o Tempo do Mundo’, ‘O Clube das Chaves’ e ‘Os Serranos’. O futuro poderá passar ou não pela representação já que a actriz também se interessa por Marketing e Publicidade, mas por enquanto admite estar de corpo e alma em ‘Morangos com Açúcar’. E assumir o lugar já ocupado por Benedita Pereira e Cláudia Vieira no elenco de ‘Morangos com Açúcar’ não tira o sono a Joana Duarte, a actual protagonista desta série juvenil da TVI.

A actriz confessa que já trocou impressões com as duas anteriores estrelas do elenco mas pretende trilhar o seu próprio caminho: “Haverá sempre comparações entre nós mas não tenho medo. O que quero é fazer o melhor que posso”. Ainda assim, o seu melhor não a deixou satisfeita quando visionou o primeiro episódio. “Gostei da imagem mas não da representação. Achei-me muito canastrona”, confessa. Joana Duarte também não morreu de amores por Cuba, o local onde se desenrolaram os primeiros capítulos da nova série. “Devo ter sido a única da equipa que não gostou do país. Achei tudo muito sujo e em ruínas. Ainda bem que não fui quem pagou a viagem”, deixa escapar a actriz.

Desde que começou a gravar, o seu quotidiano alterou-se, e muito. O frenético ritmo do trabalho não lhe permite ter tempo para quase nada. É ela quem o diz: “Levanto-me sempre cedo e estou o dia todo a gravar cenas. Sinto que deixei de ter vida própria”. E até o facto de ser a heroína romântica da história já lhe trouxe alguns dissabores junto do namorado. “É um bocado ciumento e ficou constrangido quando dei o primeiro beijo na série. Mas eu entendo, ele não faz ideia do que se passa aqui”, refere.

Com Matilde, a sua personagem, confessa ter pouco em comum. “Sou tão responsável como ela mas muito mais descontraída. Até na roupa. Nunca visto nada do género que a Matilde usa”. Joana Duarte diz-se uma jovem divertida, justa, teimosa e com mau-feitio. Mas ri-se sempre quando alguém se surpreende com a sua idade. “Eu sei que parece que tenho 15, não é?” A verdade é que tem 19.

Com Joana Duarte contracenam Luís Lourenço (no papel de Tiago), Mariana Monteiro (Bia), Fernando Fernandes (Tomé), Miguel Bugalho (Cristiano) e Sara Prata (Becas), cinco jovens recrutados pela NBP na agência de formação e produção artística UniqueStyle, sedeada em Arroios, Lisboa.

Quando a NBP pediu rapazes e raparigas, com idades entre os 16 e os 20 anos, e com perfil para a série ‘Morangos com Açúcar’, a Unique- Style fez uma primeira triagem entre os seus manequins de moda. Escolheu 30 e destes seleccionou 20 que enviou aos castings. E foi deste grupo que saiu o núcleo de cinco jovens que agora interpretam a série. “Eles queriam gente com alguma experiência, com à-vontade. E todos estes jovens tinham esse requisito porque são nossos agenciados e estão habituados a trabalhar em publicidade”, explica  Rafael Vilhena, um dos responsáveis da UniqueStyle. Quanto à representação, a produtora de televisão encarrega-se depois do assunto: “A NBP deu-lhes formação durante um mês e tal”, acrescenta Rafael Vilhena.

Uma das razões que levou a agência a fazer uma triagem entre os seus agenciados é porque, muitos deles, apenas procuram a visibilidade, “sem terem vocação”, sublinha Rafael Vilhena. Um dos actores que fez a novela ‘O Teu Olhar’, na TVI, Nuno Pardal, quando questionado sobre se hoje em dia muitos jovens querem ser actores, responde: “Não. Hoje há muitos jovens que querem ser famosos, ser mediáticos. O que nós vemos neste momento na televisão são corpos e caras bonitas”.

Com três mil agenciados, a UniqueStyle procura ter “gente que não precisa de ser linda de morrer”, mas que tem de ter “bom ar” e “perfil psicológico”, porque, lembra Rafael Vilhena, as “gravações são cansativas” e os jovens candidatos a actores ainda têm de frequentar as escolas. Praticamente inexperiente em matéria de representação, Mariana Monteiro está a descobrir um mundo novo desde que decidiu inscrever-se numa agência para representar e foi chamada para o casting de ‘Morangos com Açúcar’.

O entusiasmo desta jovem de 17 anos, que agora se descobre no mundo da representação, levou--a até a deixar a família no Porto e a fixar-se em Lisboa. Agora, o desafio afigura-se difícil para quem está a começar na profissão e ela está ciente dos riscos: “Se a Bia não for bem construída pode cair no ridículo porque ela tem muitos problemas psicológicos. Não é a típica vilã, porque não age com maldade, mas é capaz de fazer de tudo para conseguir os seus objectivos. Tem muito pano para mangas”.

A propósito dos primeiros passos na representação, Mariana Monteiro revela que os nervos não a impediram de fazer o que tinha de ser feito: “Dei o máximo. Pode não ter sido bom, mas naquele momento, não sabia dar mais”. Ainda assim, foi o suficiente para receber o papel de Bia. No primeiro mês, Mariana Monteiro frequentou um workshop para se familiarizar com as técnicas de representação, só depois começou a gravar: “Não tinha noção nenhuma do que era tudo isto. Não é nenhuma brincadeira, bem pelo contrário. É muito cansativo, trabalha-se de manhã à noite”, garante.

Lá por fora também se encontram inúmeros exemplos de modelos que acabaram por conquistar o panorama televisivo. No Brasil, os exemplos mais conhecidos são os das actrizes Betty Lago e Sílvia Pfeiffer, que se estrearam em mini-séries após experiências bem sucedidas nas passerelles. Mas é nos Estados Unidos, graças ao mediatismo do seu mercado televisivo, que encontramos os exemplos de maior sucesso. Halle Berry tornou-se a primeira afro-americana a receber o Óscar para Melhor Actriz mas foi na passerelle que tudo começou. Aos 17 anos venceu o concurso Miss Jovem América que a lançou na carreira de modelo. Só cinco anos depois obteve a primeira experiência televisiva, ao ser escolhida num casting para uma novela. A sua qualidade interpretativa conduziu-a ao cinema e, mais tarde, ao reconhecimento da Academia.

PEQUENOS MODELOS CRESCEM COMO ACTORES

Sara Butler (na foto) era ainda bebé quando os pais a inscreveram numa agência de modelos, a Little Angels. Durante anos posou para fotografias de catálogos e, um dia, foi seleccionada para fazer figuração na série ‘Crianças S.O.S’. Seguiu-se o telefilme ‘88’, na SIC e a telenovela ‘Senhora das Águas’ (em que fez de Mercês), na RTP1. Aos 12 anos, Sara Butler começou a gravar ‘Inspector Max’ (Catarina), para a TVI.

“Há uma série de actores nos elencos das telenovelas que saíram desta e de outras agências, que conseguiram obter o seu primeiro papel e que, depois, se preocuparam com a formação”, explica João Matias, um dos responsáveis da Little Angels. A procura de caras novas nas agências aconteceu a partir de 2000, quando a ficção nacional ganhou fôlego. “Entre 2000 e 2001 a nossa base de dados aumentou imenso”, refere.

Desde então cada vez mais gente recorre às agências de figuração e publicidade para entrar no universo da TV. E a procura de visibilidade é tanta entre alguns jovens que muitos não se importariam até de fazer os castings à borla.

REMUNERAÇÕES

1500 euros é quanto ganha por mês um actor estreante nos ‘Morangos com Açúcar’. Valor que pode ser obtido com um catálogo de publicidade, feito num fim-de-semana, pois o trabalho de fotografia é o mais bem pago pelas agências.

REALIZADOR APOIA ELENCO

"JOVENS SÃO MAIS RÁPIDOS"

Quando chegou a Portugal, há quatro anos, o realizador Attílio Riccó foi dirigir a série ‘Morangos com Açúcar’, na TVI. Uma produção que se tornou um êxito. Pela dinâmica, o tipo das personagens, a linguagem da ficção. Um sucesso para o qual muito contribuíram os 40 anos de experiência do profissional brasileiro, que depois desta série dirigiu ‘Inspector Max’. Para o primeiro realizador dos ‘Morangos com Açúcar” foi “gostoso trabalhar com miúdos”.

“É bom podermos ajudar esses jovens porque eles retribuem com qualidade, o que nos permite atingir o share desejado”, afirma Attílio Riccó. Dirigir um elenco jovem, com muitos estreantes, mais do que um problema foi um “desafio”. “É bom a gente poder trabalhar o interior deles para podermos retirar o melhor de cada um para a personagem que interpretam. Na escola brasileira, tiramos o máximo possível do actor para a prestação dele ser boa em frente da câmara”, acrescenta o realizador.

E conclui: “Um adulto que conduza um carro pela primeira vez vai levar dois meses a fazer uma condução correcta. Um miúdo aprende a conduzir numa semana. Eles são mais rápidos no raciocínio”.

AS CARAS E OS NÚMEROS DA PRODUÇÃO PORTUGUESA

PAULO PIRES

Manequim de carreira internacional, optou pela TV. Destacou-se na série ‘Até Amanhã Camaradas’ (SIC) e no telefilme ‘29 Golpes’ (foto pequena). Está em Espanha a gravar uma série.

SOFIA APARÍCIO

É uma das modelos mais requisitadas do mercado português, mas tem-se destacado como actriz. Em teatro, representou ‘A Dama das Camélias’. Actualmente assume a pérfida Guida, na novela ‘Ninguém como Tu’.

BENEDITA PEREIRA, 20 ANOS

Natural do Porto, destacou-se no mundo da moda. Estreou-se em televisão logo como protagonista na série ‘Morangos com Açúcar’. Actualmente, integra o elenco de ‘Ninguém como Tu’.

LUÍS E MARIANA, 17 ANOS

São duas caras dos ‘Morangos com Açúcar’ (TVI), enviados pela agência de modelos UniqueStyle, que ‘fornece’ caras novas para quase todas as produções da NBP.

FERNANDA SERRANO, 32 ANOS

Vai assumir o papel de médica em ‘A Bomba’, próxima telenovela da estação de Queluz e é uma das actrizes portuguesas mais bem pagas. Também começou no mundo da moda.

HORAS DE PRODUÇÃO

2392 horas de produção portuguesa é o total emitido pelos três canais em 2004.

TVI: 179 horas (2000); 1554 horas (2004)

SIC: 256 horas (2000); 563 horas (2004)

RTP: 508 horas (2000); 303 horas (2004)

MORANGOS COM AÇÚCAR

Canal: TVI

Dia: Segunda a Sexta

Hora: 19h00

Formato: Telenovela
</aux></texto>

1 comentário:
De patricia lascas a 29 de Agosto de 2006 às 18:56
adoro os morangos sau beuda fixe gostava de conheser os actores desta serie todos
gosto muito da susana,afonso,matilde e tiago
mas gostar mesmo mesmo gosto de todos
BEIJOS PARA TODOS

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds