Domingo, 23 de Outubro de 2005

Filomena Cautela – a nova cara da MTV Portugal

Ser actriz provoca-me amor e ódio


Sérgio Lemos


É nos palcos e nos estúdios que se desdobra em personagens e assim se realiza. Em ‘Mundo Meu’, na TVI, é Sylvie. Para a RTP1 está a gravar a série ‘Bocage’, e com Fonseca e Costa prepara uma incursão no cinema. A paixão pela música levou-a à apresentação da MTV. O à-vontade e a desenvoltura em frente às câmaras venceram a exigência dos castings.


 



Foram difíceis os castings para o canal MTV?

Foi a primeira vez que fiz um casting que durou três meses. Na terceira fase saíram dez finalistas e entre estas foram seleccionadas três. No final, pediram-nos para fazer um directo da cobertura do Ericeira Surf Beach.

Qual terá sido a mais-valia que a levou a ser a escolhida?

É difícil responder porque qualquer uma das três finalistas poderia muito bem ocupar este lugar. Eu sou actriz. Lido com câmaras e com a pressão de estarmos a ser observados. E não é fácil para uma pessoa que olha pela primeira vez para uma câmara, pega num microfone e faz um directo. Talvez o meu à-vontade tenha marcado a diferença.

Que representa este desafio?

A decisão foi muito ponderada, porque eu sou actriz. Mas achei que podia conciliar as duas tarefas. Está a ser muito gratificante fazer este trabalho, porque estou a viver sonhos. Para a semana vou entrevistar a Madonna. E depois o Bono dos U2. Eles já não são estrelas. São mitos, gente que eu conheço desde que nasci.

Quem gostaria de entrevistar para o MTV?

Os Clã. Sou fã deles e admiro-os imenso.

Como se dá com o outro apresentador, o Diogo Dias?

Já nos conhecíamos de vista e tínhamos amigos em comum. Damo-nos muito bem, temos uma onda muito parecida. Acho que a química entre nós os dois tem passado para o ecrã.

Apresentar é bem diferente de representar?

É, nunca fiz nada assim parecido. Se estamos a gravar e me apetece pegar num objecto e atirá-lo para o chão, nada me impede de fazê-lo. Há maior à-vontade, liberdade e interactividade. Na gravação de uma novela é tudo muito rígido e cheio de regras.

Como é ser empregada de uma multinacional? Há algum padrão a seguir?

Há. Todos os VJ’s da MTV espalhados pelo Mundo têm de corresponder a alguns parâmetros.

Em traços gerais, qual o perfil de um apresentador da MTV?

Primeiro que tudo tem de ser uma pessoa que goste e que saiba de música. Depois, tem de ser uma pessoa com boa disposição e com a qual o público se identifique de alguma maneira. Depois, cada um traça o seu caminho.

A sua imagem e guarda-roupa também obedecem a um critério?

Nós temos uma estilista, uma maquilhadora e uma cabeleireira que trata da nossa imagem. Dentro do estilo MTV a estilista traça a imagem do VJ. É uma onda irreverente, com cor. Não pode ser uma coisa muito certinha.

Pode aparecer com essa fita larga que tem agora?

Não. A fita foi motivo de discussão. Gosto imenso da usar fita, porque dá menos trabalho. Fiz os castings todos de fita, mas depois disseram-me que não queriam que a usasse mais.

Tem muitas fitas para o cabelo?

Uma colecção enorme. Compro muitas e as pessoas oferecem-me outras.

E ténis?

São os meus sapatos favoritos.

Estudou música?

Estudei piano, três anos. Desisti porque cheguei a uma altura que não conseguia conciliar a faculdade, com o teatro, o curso de interpretação e as aulas de piano. Mas tenho um piano em casa e sempre que posso toco qualquer coisa.

Sempre ouviu muita música?

Enquanto actriz, sempre trabalhei muito com música. Para cada uma das personagens que fiz tinha sempre umas músicas específicas. Era uma metodologia de trabalho que me ajudava muito. Antes de uma cena ouvia sempre uma música daquela personagem e entrava mais facilmente na pele dela.

Neste momento, a Sylvie, do ‘Mundo Meu’, que música tem?

U2, Zélia Duncan

Anda sempre com um leitor de CD?

O i-pod (leitor de mp3) anda sempre comigo.

A música sempre teve uma presença muito grande na sua vida?

Eu tenho mais três irmãos, dois mais velhos e um mais novo. E quando eu comecei a ser pessoa já ouvia muita música. O meu irmão ouvia punk, a minha irmã era mais roqueira. Depois foi a fase do dance music, do house E eu ia apanhando essas influências todas. E porque o meu pai também gosta de música, eu hoje também gosto de ouvir clássicos. A música foi sempre importante na minha vida.

É um trabalho bem pago?

Para aquilo que faço é bem pago.

A série ‘Bocage’, que acabou de gravar para a RTP1, foi o seu primeiro trabalho de época?

Não, já tinha feito uma curta-metragem.

Como se deu com o guarda-roupa?

Mal. Custou-me imenso vestir aqueles espartilhos, usar aqueles penteados de três metros E o tempo esteve muito quente!

Tem algum actor na família?

Não, o meu pai é cirurgião dentário e a minha mãe empresária.

Como viram os seus pais a sua opção de carreira?

Mal, porque os artistas são muito maltratados neste país. Sofre-se quando se tem trabalho e mais ainda quando não se tem. Percebo a preocupação dos meus pais. Há um desrespeito crescente pela classe. Em Portugal um artista é um indivíduo que não quer trabalhar. Arrepia ouvir as coisas que se escrevem nas revistas e que se dizem na televisão sobre os artistas, não o artista com três meses de actividade, mas os que têm 10 e 20 anos de carreira.

Magoa-a muito esta situação?

Muito. Ser actriz provoca-me um sentimento ambíguo, tenho uma relação de amor-ódio com a profissão.

Qual a sua experiência no cinema?

Fiz duas curtas-metragens. Estreei-me com o filme ‘Quinta dos Anjos’ que foi ao Fantasporto. Mas é neste filme de Fonseca e Costa que tenho uma personagem bem definida e estou a fazer um trabalho de composição.

Que papel marcante fez no teatro?

A tragédia grega ‘Antígona’, porque o texto é muito forte. O papel obrigou-me a trabalhar a sério, caso contrário teria desaparecido em palco. Queria voltar um dia, com mais maturidade, a fazer de ‘Antígona’.

Onde se sente mais à vontade: no teatro, cinema ou TV?

No teatro. No palco sinto-me em casa. Há maior análise dos textos e mais tempo para trabalhar a personagem, para discutir pormenores. O palco é mais caseiro, mais acolhedor.

Como vê Teresa Guilherme à frente da ficção da SIC?

É uma escolha extraordinária. A energia e as ideias dela vão criar uma nova dinâmica. E a ficção está a precisar de coisas novas, textos novos de modo a promover a concorrência e a melhorar a qualidade do produto final.

Como interpreta o êxito da telenovela ‘Ninguém como Tu’?

Primeiro, está a ser interpretada por actores, gente que trabalha seriamente as personagens. Depois, o texto é muito bom. Houve preocupação de escrever uma estória com que as pessoas se identificassem, que falasse de problemas actuais, crise, desemprego, problemas conjugais, traições...

A Filomena vê televisão? Que programas não perde?

Gosto imenso de ‘reality shows’. Toda a gente fica espantada com esta afirmação, mas é verdade. Acho extraordinário ver o que as pessoas são capazes de fazer por 15 minutos de fama. Como eu jamais estaria ali, e havendo pessoas que estão, por dinheiro, por fama, ou outra razão, eu gosto de assistir à reacção dessas pessoas e das que, nos cafés e nas tascas, discutem o assunto e tomam partido deste ou daquele.

Que série de TV alegrou a sua infância?

A série norte-americana ‘Will & Grace’ e ‘Absolutamente Fabulosas’. Estou sempre a revê-las.

Que actor marcou a sua formação?

A Cristina Carvalhal, que conheço mal. Sou fã dela desde pequena e, sempre que a via no ecrã, pensava que se um dia chegasse aos calcanhares daquela mulher ia sentir-me feliz. Houve alturas em que pensei desistir, mas ao ver um trabalho dela recuperei a motivação.

"É DIFÍCIL ENTRAR NO MEIO" (a Sylvie de ‘Mundo Meu’)

“Estive reticente em aceitar o papel porque a Sylvie não pertence ao elenco fixo e é muito difícil entrar a meio de um projecto. Mas criou-se uma química grande entre a Sylvie e a Rita. De tal modo que o guião deu um protagonismo a esta relação de amizade que não estava inicialmente previsto. Depois encontrei no elenco gente que conhecia e uma equipa de realização e produção com quem já tinha trabalhado.”

NASCIDA PARA REPRESENTAR

ACTRIZ DESDE A ESCOLA PRIMÁRIA

“Desde que sou gente que não me lembro de não representar. Na escola não havia peça onde eu não entrasse. Estava sempre presente nem que fosse para coser as roupas ou ajudar com as luzes.”

A SÉRIE MAIS VISTA DA TELEVISÃO

“Os ‘Morangos’ foram um trabalho de grande visibilidade. Foram só a série mais vista em TV. Tenho boas memórias de mais de um ano de gravações. Nos ‘Morangos’ vivi grandes momentos de aprendizagem.”

PERPÉTUA EM ‘BOCAGE’

“Acabei agora a minha participação na série ‘Bocage’, para a RTP 1, e estou prestes a começar a rodar um filme do José Fonseca e Costa, em Viseu. Na série ‘Bocage’ sou a Ana Perpétua, filha de um grande amigo do Manuel Maria do Bocage, personagem interpretada pelo actor Miguel Guilherme. A Perpétua tem uma irmã, a Maria Vicência, (Diana Costa e Silva) e vive com a mãe Cecília (Maria João Luís) e o António Bersane (Fernando Luís).

O Bocage instala-se em nossa casa e desestabiliza a família, porque se apaixona pela anfitriã e pelas respectivas filhas É uma série muito engraçada. Trata-se de um trabalho sobre uma figura da nossa história, um poeta e escritor, que tem um elenco excepcional. Espero que o público acarinhe esta série, porque ela merece.”

BOCAGE

Canal: RTP 1

Formato: Série

Estreia: 2006</aux></texto>

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds