Quarta-feira, 5 de Outubro de 2005

Cláudia Vieira - De “maria-rapaz” não tem nada!


Um amor à primeira vista... É isto que sentimos quando olhamos para Cláudia Vieira, uma manequim que está a dar que falar como actriz. Muito mais que uma carinha laroca e um sorriso cintilante, esta “moranguinha” está completamente apaixonada pela representação e entrega-se a cem por cento. Já sabemos que, na novela, ela é muito doce. No entanto, diz que, tal como a personagem que interpreta, também era “maria-rapaz”. Pois, pois...


 



A representação era o açúcar que faltava na tua vida?
Nunca foi um sonho. Eu trabalhava como manequim antes de aparecer a novela e a representação na minha vida. Trabalhava muito em publicidade, muito com câmaras, e adorava, sentia-me à vontade. Nessa altura comentei com a minha agência que ia fazer um workshop de representação, mais para melhorar na minha área de manequim. Depois fui aos castings dos “Morangos”, mais por brincadeira, nunca foi um objectivo.

Os novos actores ainda são rotulados de terem apenas imagem. O que pensas disto?
Concordo que, no fundo, a imagem é importante para agarrar as pessoas, mas há muitos que não têm imagem e revelam-se muito bons actores. A imagem é uma mais-valia para entrares e não para te manteres. É muito fácil apontarem-te o dedo, porque só entrou na novela por ter aquele palminho de cara. No início dos castings, o que tem mais valor para eles é a imagem da pessoa na televisão. E até pode ser uma pessoa bonita e não ficar bem na televisão.

O que é que mais te fascina? A representação ou a moda?
São coisas bem distintas, por mais que estejam relacionadas. A moda, para mim, sempre foi um fascínio, mas mais um fascínio de adolescente. Comecei a trabalhar em moda com dezoito anos e nem era uma coisa com que sonhava. Fui um pouco “empurrada” e depois fiquei fascinada. Só que sabes que é uma coisa a curto prazo, estás um pouco limitado. E a representação é muito mais enriquecedora. Não é só a tua imagem. Tens que mostrar atitude, porque é muito exigente e tens que fazer tudo com a maior naturalidade possível. Por isso, a representação fascina-me bastante mais.

E todos esses fascínios não te cortaram “as asas”?
Sim (risos). Desde muito cedo que não consegui conciliar com os estudos. Normalmente, quando se trabalha como manequim tem-se muito tempo livre e, à partida, consegue-se conciliar com os estudos. Mas eu fiz só o 12º ano, não continuei e arrependo-me bastante. Era preferível eu ter entrado, avançado e, em vez de fazer em três ou quatro anos, fazer em sete, do que o que aconteceu. Mas sabes a necessidade que um curso exige e depois tens muitos trabalhos, apesar de pontuais, e vais adiando. Depois é um vício. Começas a ganhar e dinheiro e pensas como é que vais aguentar sem dinheiro e ainda com as despesas que os estudos exigem.

Encontras semelhanças entre ti e a “Ana Luísa”?
Encontro entre a Cláudia com dezassete anos e a “Ana Luísa”. Eu também era um pouco “maria-rapaz”. A “Ana Luísa” é muito dedicada ao motocross e eu também gostava muito de motas. Nesse aspecto sim. Quanto à determinação, a Ana Luísa sabe muito bem o que quer e a Cláudia anda um pouco à deriva. A Cláudia interessa-se por muitas coisas e não segue uma linha recta até um objectivo.

Também partilhas da paixão pelas motas?
Sim, gosto muito. Quando estamos a gravar uma prova e eu estou de fora a ver o meu duplo e os restantes a fazerem aqueles saltos e aquilo tudo, fico fascinada.

A “Ana Luísa” faz parte das intituladas “boazinhas”... Gostarias de encarnar uma vilã?
Sim, acho que me iria dar muito mais prazer. Dá para explorar muito mais o personagem, dá para jogar mais. A “Ana Luísa” é muito coerente, estável, normal. Apesar de que, às vezes, o grau de dificuldade aumenta.
Representar e dizer bem a coisa mais normal e estar sempre a sorrir, descontraída, às vezes soa a falso. Por outro lado, as pessoas acarinham-te muito mais se fores a boa da fita. A “Ana Luísa” e o “Simão” são os fantásticos da história, porque são personagens com que as pessoas se identificam, têm um pouco de “coitadinhos”...

Costumas ouvir muitos “piropos” na rua?
Alguns. “Piropos” de rapazes é um pouco o que acontecia anteriormente. Não houve assim uma grande diferença.

Como é que lidas com tantos fãs?
Tento lidar da forma mais natural possível. É complicado. Perdes um bocado a tua individualidade, a tua naturalidade. Eu sou extremamente dada, converso com uma pessoa desconhecida com muita facilidade. E agora limito um pouco isso, fechei-me um bocadinho. Continuo a ser simpática e a dar toda a atenção possível às pessoas. Mas, de vez em quando, elas são indelicadas porque, de tanto gostarem de ti e não quererem perder a oportunidade de levar um autógrafo ou dar um beijinho, não medem as situações. Perdes a tua privacidade. Mas, até aqui, tem sido muito positivo.

Tiveste que fazer mudanças de visual?
Por enquanto não, mas sei que em breve vou ter que fazer. Uma coisa muito discreta, mas terei que aclarar um pouco o cabelo.

Na vida real, já tiveste que contornar muitos obstáculos por amor?
Já tive que ultrapassar certas coisas, mas nada como na novela. Já tive que lutar um bocadinho, não por uma pessoa, mas para o bem-estar da relação.

Terias problemas em gravar uma cena em “trajes menores”?
Já tive que fazer e foi extremamente delicado. Eu, como manequim que sou, já devia estar habituada a esse tipo de coisas, mas não lido muito bem com a nudez. Descontracção total não existe da minha parte. Fiz uma cena na piscina, em que supostamente a “Ana Luísa” perdia a virgindade com o “Simão”, e ela iria ficar nua. Mas em nenhum momento fiquei completamente nua. É exigente, temos que nos abstrair demasiado, a equipa técnica ajuda e depois é tentar ter o máximo à-vontade com a pessoa com quem estás a contracenar. Mas a profissão exige isso, é trabalho.

Os novos talentos que têm vindo a despontar na ficção nacional têm, realmente, valor?
Sinto que a TVI está a dar oportunidade a muita gente nova, o que é muito bom. No fundo, é pessoal sem formação mas, em muitas actividades, costuma-se dizer que a formação vem com a prática. E aquilo é mesmo isso, uma escola muito forte em que tu tens indicações por parte de toda a gente, tens os realizadores a fazer a coordenação de actores lindamente, tens sempre pessoas a apoiar-te e, depois, tens que ter um poder de encaixe de todas essas informações. Acho que alguns não vão conseguir suportar a exigência da representação e muitos estão a mostrar-se excelentes actores. E, neste grupo, acredito que há várias pessoas que se vão consagrar nesta profissão.

Já te sentes uma actriz “firme e hirta”?
Não, de forma alguma. É muito pouco tempo ainda, apesar de estar a correr muito bem, mas nenhum de nós se pode considerar já um verdadeiro actor.

Dá umas dicas à malta que gostaria de vingar neste meio.
Aconselho que, se conseguirem fazer algum tipo de formação antes, tanto melhor. Se por acaso surgir um casting, que se empenhem, sejam humildes e recebam indicações de toda a gente. Dediquem-se, realmente, a esta actividade porque é apaixonante.

Quais são as tuas “sobremesas” para o futuro?
Gostava de retomar os estudos. Gostava muito, também, de fazer formação em representação, uma vez que estou a gostar realmente disto. A nível de representação, sei que durante algum tempo ainda vou estar nos “Morangos”, porque vou gravar a série de Verão. Tenho a peça de teatro, que me vai dar um gozo tremendo, visto que não sei o que é subir para cima de um palco, não sei o que é ter as pessoas ali à frente, a adrenalina de não me poder enganar e dar a volta.

Com ou sem açúcar?

Nome: Cláudia Patrícia Figueira Vieira
Idade: 25
Signo: Gémeos
Passatempos: Andar a cavalo, fazer desporto, ler, cinema Qualidades: Versátil, adaptar-me a várias situações; ser muito positiva
Defeitos: Teimosa; não aprender e aceitar com facilidade, achar que já sei tudo
Sobremesa: Bolo de chocolate
Viagem de sonho: Brasil ou outros locais paradisíacos
Ídolos: Não tenho, mas posso referir o Mel Gibson e a Julia Roberts
O amor é... lindo!
Se pudesse passaria um dia com... Steven Spielberg, para me ensinar muita coisa
Se não fosse actriz, seria... professora de desporto
O português mais bonito é... o meu colega Pedro Teixeira
Um dia perfeito é... na praia, claro!
Lema de vida: Viver o dia-a-dia

3 comentários:
De marlene a 13 de Outubro de 2005 às 18:33
oi!!tu es melhor atrix dos "morangos com açucar!!
adoro-te e continua sempre a brilhar!!!
De bruno a 10 de Outubro de 2005 às 15:27
eu ja li o texto todo tb curtia mt ser actor ja fix algumas peças na escola adorei e excelente vou seguir os teus concelhos...e sabes uma coisa?...ja te considero uma grande actriz continua assim...bjx...
De Filipe a 8 de Outubro de 2005 às 16:32
es toda bonita gostava de ter o teu numero de telemovel.

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds