Sexta-feira, 30 de Setembro de 2005

Produção interna supera telenovelas brasileiras

Espectadores elegem ficção portuguesa



Dalila Carmo
Dalila Carmo
Nos últimos quatro anos, telenovelas e séries portuguesas são mais vistas do que as brasileiras. Estórias realistas e interpretações credíveis ajudam a criar produtos competitivos.


 


Guionistas, realizadores e actores estão de acordo. A ficção portuguesa está mais realista, dinâmica e apelativa. A melhoria reflecte-se nas audiências que têm vindo a crescer nos últimos anos e no sucesso conquistado por ‘Ninguém como Tu’, a telenovela em exibição na TVI. Ao contrário do que acontecia em finais do século XX, a novela brasileira tem agora menos telespectadores e cede o primeiro lugar no top dos programas mais vistos do dia às produções ‘made in Portugal’.


Para muitos analistas, ‘Ninguém como Tu’ é um marco no novo caminho que a ficção portuguesa está a travar. O último episódio da telenovela escrita por Rui Vilhena vai para o ar dia 2 de Dezembro, mas até lá muita tinta ainda vai correr graças às criações originais do autor. No último dia de gravações, quarta-feira (dia 28), Dalila Carmo prepara-se para gravar as últimas cenas: “Estou quase a despedir-me da Júlia. Com saudades, mas feliz”, comenta depois de explicar que o êxito da novela foi “uma agradável surpresa para todos” e o “reconhecimento do esforço de uma equipa.”

“O êxito desta produção é importante para a ficção nacional, porque representa um salto qualitativo. Em termos de escrita, a novela tem dinâmica, muito ritmo, as personagens têm sempre qualquer conflito para resolver, as cenas têm coisas novas a acontecer e tudo isto cria suspense e prende os telespectadores ao ecrã”, explica Dalila Carmo. Segundo a actriz, a “coesão do elenco” deu outro contributo ao êxito. “Muita gente pensa que para fazer televisão não é preciso ser actor... Esta produção valorizou os actores”, conclui.

O autor de ‘Ninguém como Tu’, Rui Vilhena, tem uma explicação para o sucesso: “Quando uma novela espelha a sociedade portuguesa há uma aproximação do público.” Na sua opinião, a ficção nacional tem “evoluído bastante.” “Sobretudo na vertente técnica, com a qual trabalho muito. Houve uma evolução nos cenários, nos figurinos e na iluminação”, acrescenta o guionista que conta à Correio TV ter já começado a congeminar a estória da sua próxima novela. “Como sou uma pessoa muito urbana construirei certamente um enredo de grande cidade”, remata.

A produção brasileira ‘Terra Nostra’, exibida em 1999 (SIC), foi a telenovela mais vista em Portugal, com 23,3% de audiência e 58,3% de share. Mas ‘Senhora do Destino’, um sucesso no Brasil e que passou na SIC em 2004/2005, conquistou apenas o sétimo lugar no ‘ranking’ total da ficção, com 13,2% de audiência e 35,5% de share. No panorama nacional, ‘Olhos de Água’ e ‘Filha do Mar’, em 2001, marcaram a ficção nacional e ainda hoje lideram a lista das produções mais vistas. A viragem na dramaturgia nacional começara. Tozé Martinho, autor de ‘Olhos de Água’, atribui o sucesso ao “revivalismo que apaixonou os telespectadores.”

“A estória começa em Moçambique e a separação das duas irmãs gémeas, que anos mais tarde esbarram uma na outra, cativou o público. Mas a base de tudo é o texto, e está provado que as pessoas gostam mais de ver o retrato da sua própria sociedade do que realidades alheias”, explica o autor que vai assinar a próxima novela da TVI, com o título provisório de ‘A Bomba’.

Eunice Muñoz integrou o elenco de ‘Olhos de Água’ e explica que “a estória e a interpretação, acrescida da realização” é que fazem o êxito de uma produção. “‘Olhos de Água’ tinha isso tudo. O público manifestou grande interesse na vida das gémeas, bem interpretadas pela Sofia Alves”, acrescenta. No entanto, a actriz faz questão de referir a série ‘A Banqueira do Povo’, (RTP1,1993), realizada pelo brasileiro Walter Avancini e baseada num caso real que abalou a sociedade portuguesa. Em sua opinião, esta produção “deu a grande abertura à novela portuguesa”. E por duas razões: “A estória era interessante e real, factor que exerce maior força sobre o telespectador. E o elenco era muito bom.” O crescente interesse pela ficção nacional, Eunice Muñoz atribui-o também à interpretação: “Os actores portugueses provaram que, à semelhança dos brasileiros, também são capazes de interpretar com naturalidade. E o aparecimento de novos autores veio refrescar a novela portuguesa.”

Autor de êxitos como ‘Filha do Mar’ e ‘Jardins Proibidos’ (TVI), Manuel Arouca é peremptório: “A novela ‘Ninguém como Tu’ fez a ruptura necessária. O texto aproximou-se da realidade e o resto acompanhou. Ao guião realista e dinâmico juntaram-se excelentes interpretações.” O autor sublinha que “o fenómeno começou em 2001 com ‘Olhos de Água’. Depois, com ‘Jardins Proibidos’, ‘Filha do Mar’ e ‘Anjo Selvagem’, a ficção portuguesa impôs-se à brasileira. Com margens de 20 pontos [de audiência].

Seguiu-se uma quebra mas com esta nova versão de ‘Morangos com Açúcar’ a ficção nacional volta a estar em destaque”. Outro conhecido guionista, Moita Flores, aponta o “forte investimento da TVI e da RTP na ficção portuguesa” que explica o seu actual sucesso. Mas sublinha: “Estes ‘caprichos’ das audiências estão muito associados a estratégias de programação.‘Ninguém como Tu’ arrancou colado ao ‘Jornal Nacional’ e estilhaçou a programação que a SIC tinha àquela hora.” É este “tempo de oportunidade”, resultado da “intuição do programador”, que, segundo Moita Flores, pode fazer a diferença. “Esta oportunidade foi dada à série ‘Ferreirinha’, que teve um excelente resultado no dia da estreia”, relembra, explicando que o sucesso fica muito a dever a uma boa promoção e fidelização de horário.

Atíllio Riccó, realizador de ‘Morangos com Açúcar’, sublinha também a importância do horário: “É fundamental haver uma estratégia. O telespectador cobra ver o que quer naquela hora. E a TVI esmera-se neste campo.” Tozé Martinho concorda: “O horário pode fazer toda a diferença e o tempo a seguir ao principal bloco informativo é o melhor. E isso pode ser enganador, pois um mau programa nessa faixa de horário pode fazer passar-se por um êxito só porque apanhou a disponibilidade dos espectadores em frente à televisão.”

“ACTORES ESMERAM-SE" - ATTÍLIO RICCÓ

Profissão - Realizador

Idade - 64

Séries - Morangos Com Açúcar

- Como explica o crescente sucesso da ficção nacional?

- Há quatro anos, quando cheguei a Portugal, as pessoas queixavam-se do tom teatral dos intérpretes. Isso mudou. Os actores perceberam que teatro e televisão são meios distintos, esmeram-se e deram ao povo o que ele queria, personagens credíveis, naturais, com quem os telespectadores se identificam. Os personagens das novelas passaram a poder ser encontrados no supermercado, na rua, no autocarro...

- Que mudou mais, além da interpretação?

- A qualidade dos textos subiu muito o nível da ficção. A prova está no ‘Ninguém como Tu’. Os bons e os vilões estão bem definidos, é a luta do bem contra o mal. Os cenários melhoraram, toda a produção se apurou.

- A dramaturgia portuguesa está competitiva?

- A produção portuguesa já pode competir com os melhores do Mundo.

A MAIS VISTA DE SEMPRE - 'MÉDICOS DE FAMÍLIA'

A série de longa duração, exibida na SIC em 1998, deliciou os espectadores e foi a produção portuguesa mais vista de sempre. Fernando Luís, Rita Blanco, Maria João Abreu e Henrique Mendes protagonizaram esta produção da Endemol, baseada num original espanhol.

DOIS ANOS NO AR - 'ANJO SELVAGEM'

Adaptado de um original argentino, a novela começou a ser exibida na TVI, a 3 de Setembro de 2001. O último episódio foi para o ar a 21 de Fevereiro de 2003. Com 365 episódios, ‘Anjo Selvagem’, protagonizada por Paula Neves, encabeça a lista dos folhetins televisivos portugueses com maior duração.

PROTAGONISTA PORTUGUÊS - 'COMO UMA ONDA'

Pela primeira vez na história da TV Globo o papel principal de uma novela foi entregue a um estrangeiro. Ricardo Pereira foi o português que protagonizou a façanha. No papel de Daniel Cascaes, o actor cativou o público e a crítica brasileira. Ricardo Pereira foi eleito o terceiro actor mais popular no Brasil.

EUA NA MIRA DE 'MORANGOS'

‘Morangos com Açúcar’, que foi exportada para o Brasil - juntamente com ‘Olhos de Água’ e ‘Olá Pai’ - e aí conquistou o prémio da melhor série estrangeira, é um dos êxitos de vendas da NBP. “Neste momento estamos a tentar vendê-la aos Estados Unidos”, revela Manuela Caputi, uma das responsáveis do Departamento de Vendas e Marketing da produtora. A primeira série de ‘Morangos com Açúcar ’ foi transmitida na Rede Bandeirantes.

'NINGUÉM COMO TU' PROCURA CLIENTES

‘Saber Amar’, vendida a quase todos os países da América Latina, Rússia e Ucrânia, é um dos maiores sucessos de vendas da NBP. Manuela Caputi esplica que o público internacional está ainda muito habituado ao estilo da novela mexicana, o que pode ser um obstáculo à venda de um produto “inovador” como ‘Ninguém como Tu’, com uma “trama mais intrincada e mais madura.” “Enquanto aguardamos pela viragem do gosto dos nossos clientes vamos-lhe mostrando os novos produtos”, diz Manuela Caputi.

OS NÚMEROS

2 MILHÕES - Foi a média de telespectadores que assistiram à série de longa duração ‘Médico de Família’ (exibida na SIC em 1998), e a ficção portuguesa mais vista.

'OLHOS DE ÁGUA' INICIAM VIRAGEM - 51% DE SHARE

A novela em que Sofia Alves assumia o duplo papel das irmãs gémeas fidelizou os espectadores ao ecrã da TVI. A partir de 2001 cada vez mais portugueses se deixaram emocionar pela ficção nacional.

VOLUME DE NEGÓCIOS

Em 2004, o volume de negócios dos associados da APIT rondou os 55 milhões de euros. Um acréscimo, face aos 52 milhões de 2003.


 


Fonte: Correio TV

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds