Domingo, 25 de Setembro de 2005

1.ª Companhia: avaliação à realidade militar

Major a sério dá nota zero



Pedro Henriques: 'Como instrutor não toleraria certas respostas'
Pedro Henriques: 'Como instrutor não toleraria certas respostas'
O conhecido árbitro de futebol Pedro Henriques, oficial do Exército, considera que a '1.ª Companhia' – hoje é dia da primeira expulsão – não dá uma imagem correcta do que realmente é a recruta. O major, porém, reconhece qualidade ao programa do ponto de vista do entretenimento. Mas, militarmente falando, atribui-lhe nota zero.

"A primeira imagem que tenho do programa não é muito positiva. Não tem nada a ver com a realidade da vida militar. A recruta não é nada daquilo", começa por dizer Pedro Henriques, 39 anos, realçando que o perfil dos mancebos é totalmente diferente: "Começa logo por aí. O perfil normal de um recruta é: 18 anos, com uma escolaridade relativamente baixa, que aceita com naturalidade instruções e ordens. Socialmente, é um indivíduo que ainda está em formação. Neste programa, os recrutas já são vedetas, pessoas conhecidas, líderes, pais até. Logo por aí, há uma grande dificuldade para quem está a dar instrução".

Pedro Henriques ‘pega’ no caso de Castelo Branco para explicar que nada do que se passa na Tapada do Mouco podia acontecer na realidade. "Nenhum recruta, e tenho muitos anos de instrução, nem mesmo os mais ‘pintas’ e mais ‘cromos’, se comporta como o Castelo Branco", diz, explicando que os habituais castigos, dados aos mais indisciplinados, rapidamente os fariam mudar de ideias: "Se têm esse comportamento é só por um ou dois dias. Primeiro, porque a punição mais severa, para quem cumpre serviço militar, é não ir a casa nos fins-de-semana; segundo, porque a punição não é dada individualmente, mas sim ao pelotão inteiro. Os instruendos, ao serem penalizados por uma pessoa, fazem com que o indivíduo se insira no grupo, ajudando-o e incentivando-o ou, quando já não há hipóteses, ‘puxando-lhe as orelhas’".

Como seria de esperar, a '1.ª Companhia' é tema de conversa entre militares, mas a opinião do major sobre o programa não melhora; bem pelo contrário. Existe a preocupação de que "a instituição militar esteja a ser ridicularizada. Se os quatro instrutores fossem actores, sem qualquer ligação à instrução militar, se calhar até assistiríamos ao programa com outros olhos, como se fosse um simples programa de TV. Mas como tiveram uma ligação tão forte com o regime militar ficamos um pouco preocupados. Sinto que há um desvirtuar da realidade. Com o comportamento de alguns recrutas até a própria autoridade do instrutor é colocada em causa. Nunca, como instrutor, toleraria certas respostas, atitudes menos correctas que se verificam no programa".

Convidado a atribuir uma nota ao programa, de zero a dez, o árbitro não tem dúvidas: "Olhando para a '1.ª Companhia', como um programa de TV, sorrio e terei de dar um 9 ou até mesmo um 10. Mas quanto à realidade de uma recruta... dou zero. Nem devia dar nota, porque são coisas incomparáveis. O zero nem é negativo... é simplesmente porque não se pode comparar uma coisa com a outra.”

TELMO É O MELHOR E CASTELO BRANCO "CHEGA A SER MAL EDUCADO", SEGUNDO PEDRO HENRIQUES

TELMO – “É o que melhor interpreta o papel. Está mais próximo da realidade. Por isso terá sido escolhido pela organização/comandante para sair. Talvez não interesse que esteja lá por ser pouco interessante em termos televisivos, pois interpreta na perfeição o militar/recruta.”

FROTA – “Parece ter um grande coração e muito bom senso, respeitando as regras, a instituição e os militares. Daí ter-se insurgido contra atitudes de Castelo Branco. Cumpre as ordens militares e com a vertente espectáculo.”

VALENTINA – “Em teoria, teria maiores dificuldades físicas, mas vem ao de cima a sua maturidade, Mesmo sabendo que tem limitações, está a tentar cumprir. Numa situação de stresse dentro do grupo seria a pessoa que iríamos chamar para apaziguar os ânimos. Com o tempo, os restantes olharão para ela com muito respeito e aceitarão os seus os conselhos.”

VÂNIA – “É a que está a curtir mais a situação. Bem-disposta, disponível para os exercícios, é empenhada e está a desfrutar da situação. Se fosse recruta passava tranquilamente pela situação.”

NUNO – “Está a empenhar-se muito. Cumpre as regras militares e as do espectáculo. Está na linha do Frota. Quer desempenhar esse papel.”

RUBIM – “A certa altura disse que lá fora ninguém lhe dava ordens como 'aqui'. Mas uma vez que está no programa, cumpre-as. Parece ser honesto no papel que cumpre.

ROMANA – “Mais próxima da linha de José Castelo Branco. No início teve aquela questão da voz, por ser cantora. É a que ri mais com Castelo Branco e que mais o apoia. É o recruta indesejável. Exemplo: o Telmo tinha as botas limpas de forma impecável. Ela, à frente do instrutor, em vez de tentar aprender, já estava a 'encavar' – expressão usada na ‘tropa’ – o Telmo.”

DINA E DIANA – “Talvez sejam as menos conhecidas, menos vedetas. Por aparecerem pouco, são aquelas de quem tenho opinião menos formada. Se fossem recrutas, não dariam problemas.”

CASTELO BRANCO – “Nem se lhe pode chamar 'recruta zero'. É uma nulidade. Está constantemente a responder. É incorrecto e chega a ser mal educado. Tem um papel a desempenhar e fá-lo muito bem. É o mais cómico, tem as melhores tiradas. É o melhor a interpretar o que se pretende para um programa do género. É sempre uma aposta ganha, pois trata-se do indivíduo completamente diferente dos padrões normais. Podem dizer que não é homem, que não é isto ou aquilo, que tem os gostos mais esquisitos, mas acabam por gostar dele.”

FROTA QUER SAIR

Em conversa com Nuno Homem de Sá, depois do almoço, Alexandre Frota confidenciou, ontem, que quer sair do quartel. “Não estou gostando”, disse. Sá pediu a Frota para não ir embora e disse-lhe: “Estás a inventar uma desculpa porque tens qualquer coisa para fazer lá fora.” Um instrutor interrompeu a conversa.</aux></texto>

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds