Sábado, 4 de Novembro de 2006

Daniela Ruah

Aos 23 anos, Daniela Ruah estreia-se no teatro e grava uma nova novela da TVI. Em ‘Tu e Eu’, que estreia na próxima semana, a actriz vai lidar com a sexualidade frente às câmaras. Um tema que diz ser “ousado” e sobre o qual está disposta a despir-se mas dentro dos seus próprios limites.

Aventura-se pela primeira vez no teatro, com a peça ‘Nem Tudo Começa com um Beijo’. Como vive esta experiência?

Estou a vivê-la de forma muito positiva. Está a ser uma experiência muito boa e tenho a sorte de trabalhar com pessoas que compreendem bem a minha situação e que sabem que demoro um pouco mais de tempo a afinar, a acertar com as coisas. O teatro fez parte do curso que tirei em Londres e fiz algumas peças quando era mais nova. Comecei a fazer televisão aos 16 anos e desabituei-me da forma de trabalhar em teatro. Mas já estamos a fazer a peça há dois meses, pelo que me voltei a habituar.

Ao contrário do que acontece na televisão, aqui é a única mulher no meio de um elenco masculino. Tem sido complicado?

Não, de forma alguma. Não me sinto mal por isso. No teatro, as pessoas têm tendência a ficar muito unidas porque sabem que vão trabalhar juntas todos os dias durante algum tempo, portanto há uma afinidade quase automática.

Como tem conciliado a peça com as gravações da nova novela da TVI, ‘Tu e Eu’?

Tenho tido imensa sorte. A produtora NBP tem sido muito compreensiva. Gravo tudo o que tenho para gravar durante o dia e depois, por volta das 19h30, venho para o teatro. Como só apresentamos a peça de quarta a domingo, quando é preciso gravar em exterior à noite, fazêmo-lo à segunda ou à terça-feira. A NBP tem-me ajudado nesse aspecto.

Vai ter um papel de relevo em ‘Tu e Eu’. Quais são os pontos fortes desta novela?

Há vários núcleos e cada um tem o seu ponto forte. Claro que há uma história que será mais focada, mas neste momento é complicado falar sobre a novela.

O autor, Manuel Arouca, afirmou que ‘Tu e Eu’ terá cenas ousadas. Tem mesmo?

Não é como ‘Jura’ [novela em exibição na SIC]. De forma alguma. Mas, comparando com os outros trabalhos do Manuel Arouca em que ele se resguarda em relação à sexualidade, há algumas cenas um pouco mais ousadas. Esta novela arrisca um pouco mais na ousadia, mas não é o ‘Jura’. Não é de mais.

Está preparada para aparecer de forma mais ousada?

Estou disposta a fazer algumas coisas. Em relação a nudez, por exemplo, não. Pelo menos nesta fase da minha vida.

Portanto, não estaria disposta a despir-se em frente às câmaras?

Depende. Se for para mostrar as costas nuas, estar sentada e só ver as costas nuas é uma coisa. Isso não é nudismo. Agora, de frente ou revelando algo mais íntimo, não.

É diferente aparecer nua numa novela de grande audiência ou numa revista como a ‘Maxmen’, para a qual fez uma produção fotográfica há um tempo?

Se virem essa entrevista vêem que não mostro mais nada para além do peito e das pernas. O resto está bem resguardado.

Faz questão de preservar a sua imagem?

Não é só isso. Não me sinto bem a despir-me demasiado. Também para conservar um pouco de mistério. Se uma pessoa se abre logo para o público, perde o interesse.

A sua carreira continua em crescendo. A formação que teve em Londres contribui para isso?

Sim. Se as pessoas me contratam e se tenho tido vários trabalhos é por causa da qualidade do meu trabalho. Qualidade essa que é resultado da educação que tive.

Se não tivesse feito a sua formação no estrangeiro, julga que estaria onde está hoje?

Acho que teria um percurso diferente. Não com menos sucesso ou menos trabalho, mas diferente. Ausentei-me durante três anos e isso deu-me um pouco de descanso. A minha imagem descansou um pouco em relação ao público. Mas as pessoas não me esqueceram. Se não tivesse ido para fora teria sido diferente. Não tenho feito de propósito, mas gosto de fazer muita coisa e depois desaparecer por uns tempos. Prefiro assim. Faço alguns trabalhos e depois descanso a minha imagem e eu, claro. Depois volto à carga.

A Daniela apostou na sua formação. Como vê os jovens que vão para ‘Morangos com Açúcar’ sem experiência nenhuma na área da representação? É uma boa forma para começar?

Eu também comecei assim. A diferença é que não o fiz através de uma agência de modelos. Quando entrei em ‘Jardins Proibidos’ foi porque vi um anúncio na televisão – ‘amanhã, casting no Teatro Vasco Santana para a nova novela da TVI’. Disse à minha mãe ‘amanhã vou a um casting’ e fui. Após várias fases acabei por entrar e depois foi uma bola de neve. A minha carreira foi crescendo, ausentei-me para tirar o curso porque a educação sempre foi, para mim, muito importante. Os meus pais são pessoas com formação académica e não queria ficar atrás disso, pelo que não quis desistir da minha educação mesmo que tivesse trabalho. Tive sorte. Começar a trabalhar antes de ir para a faculdade fez com que as pessoas me conhecessem e tivessem uma ideia do meu trabalho.

Sempre quis ser actriz?

Não. Não sigo o ‘cliche’ de dizer que sempre quis ser actriz. A dança sempre foi uma prioridade na minha vida. Desde miúda que adoro dançar. Sempre quis estar em cima de um palco, mas pensava que seria a dançar e não a representar. Depois fiz ‘Jardins Proibidos’, tomei-lhe o gosto e tentei conciliar as duas coisas ao tirar o curso de Performing Arts, que engloba tudo.

Esta é a sua quarta novela. Vai manter a aposta neste formato?

Um passo de cada vez. Agora estou a fazer a novela e a peça de teatro, mas gostava de entrar no mundo do cinema, uma área que me interessa bastante. De qualquer forma, quando acabar a novela vou para Nova Iorque durante um ano e meio.

Fazer o quê?

Estudar representação. Vou para o Lee Strasbourg Theatre and Film Institute. Vou focar-me mais na área da representação. O curso que tirei em Londres era muito abrangente. Este é como uma especialização em representação.

Estudou dança. Isso ajuda-a enquanto actriz ou serviu apenas para ganhar o ‘Dança Comigo’, da RTP1?

Não. Ajuda-me muito em relação à postura, por exemplo. Costas mais direitas, braços mais controlados, as produções para as revistas.

Sentiu alguma oposição na TVI por ter participado num programa de estação concorrente?

No meu caso o problema não foi por ser actriz e estar a fazer novelas para a TVI, mas por apresentar um programa da TVI, o ‘Cinebox’. Eu não sabia, mas vim a aprender que uma apresentadora está eticamente ligada àquele canal. Como não tinha contrato de exclusividade pensei que podia fazer um prograna noutro canal. Disseram-me que para a próxima devia ter mais cuidado e pedir autorização. Apenas isso. Não houve represálias nem mais problema nenhum. Só me disseram que não tinha sido uma atitude simpática da minha parte e que para a próxima devia ter mais cuidado. Eu pedi desculpa e o assunto ficou encerrado.

METAMORFOSE: 'VOU SER ACTRIZ'

Oriunda de uma família de conceituados médicos judeus, Daniela Ruah, de 23 anos, nunca encontrou resistência à carreira de actriz. Desde pequena, organizava espectáculos com os primos. Estreou-se na TV com ‘Jardins Proibidos’, a que se seguiram ‘Filha do Mar’ e ‘Dei-te Quase Tudo’, novelas da TVI. Estudou dança e formou-se em Performing Arts na London Metropolitan University (Reino Unido). Neste momento, para além da peça e da novela, apresenta semanalmente o ‘Cinebox’, na TVI. Quer voltar a estudar em Nova Iorque e “gostava de fazer carreira internacional que incluísse cinema”. Um dos seus modelos é o actor Joaquim de Almeida.

CARAS DA TV

‘Nem Tudo Começa com um Beijo’, de Jorge Araújo e Pedro Sousa Pereira, está em cena no Teatroesfera, Queluz. A Daniela Ruah juntam-se Frederico Barata (o Tomás de ‘Tempo de Viver’) e Miguel Freire (o Ruca de ‘Fala-me de Amor’). Integram ainda o elenco Bruno Bento, Emanuel Arada, José Mata, Raúl Abrantes e Vítor Oliveira. A encenação é de João Ricardo.

O QUE ELA PENSA DE

MUDANÇA DE VISUAL

Fiz um alisamento japonês e cortei o cabelo. Também uso uma lente de contacto no olho mais claro para ficarem os dois no mesmo tom escuro [Daniela Ruah tem um olho verde e outro castanho]

APOIO DA FAMÍLIA

“Nunca houve problema com o facto de ter escolhido esta carreira. Nunca tive de anunciar ‘vou ser actriz’. É algo que já era óbvio pela minha educação e pela forma como conduzo a minha vida.”

MOMENTOS DE UMA CARREIRA

‘Dança Comigo’: “A vitória trouxe-me uma experiência muito boa e muitos amigos. Deu-me a noção de saber o que é estar no meio de oito mil especta-dores mais todos os outros que estão em casa a ver a televisão”.

‘Jardins proibidos’: “Vi um anúncio para um casting e concorri. Depois das várias fases acabei por entrar”

‘Tu e eu’: “Vou interpretar o papel de Daniela Pinto. Uma mulher que usa vários homens para os seus fins”.

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds