Segunda-feira, 13 de Novembro de 2006

As confissões de Alexandra Lencastre

Alexandra Lencastre, de 41 anos, é a primeira a identificar-se com a expressão “uma boa imagem vale mais do que mil palavras”. Por isso, não hesitou quando recebeu a proposta de vestir a pele da carismática Evita Perón para o calendário da Karacter, cujas receitas reverterão a favor da Fundação do Gil.

Foi precisamente na tarde em que fez essa produção fotográfica que a actriz, a Fátima da novela Tempo de Viver, teve connosco uma conversa sincera e aberta sobre a sua vida, cujo centro continua a ser as filhas, Margarida, de nove anos, e Catarina, de sete. Esclareça-se ainda que, questionada sobre o boato que a dava como tendo uma relação com o actor Marcantonio del Carlo, com quem contracena na novela, a actriz respondeu, sem hesitações: “É tudo mentira.”

– Sente algum ponto de identificação com a Evita Perón?
Alexandra Lencastre – Não. Era uma mulher admirável, mas julgo que não tenho a força dela, nem a sua capacidade de liderança, e muito menos de ser uma grande mulher atrás de um grande homem.

– É curioso dizê-lo, porque para o grande público acho que a Alexandra até transmite uma imagem de força…
– Mas há tanta gente como eu... Tendo esta profissão que nos obriga a expormo-nos tanto, e por vezes de forma violenta, depois a nossa luta acaba por ser a tentativa de nos mantermos o mais fiéis e iguais a nós próprios. Se a Evita tinha isso, muitas mulheres também o têm pelo mundo fora. Já é tão difícil gerir a minha casa, a minha carreira, quanto mais sentir-me responsável pela vida de tantas pessoas e de tantas situações, como aconteceu com a Evita. Por outro lado, ela acabou por conquistar as pessoas pelo coração, e talvez aí me assemelhe a ela, mas também isso lhe foi cobrado.

– Porque aceitou o convite?
– Já colaborei com a Karacter no calendário do ano passado e gostei imenso da forma como eles trabalham. São pessoas com talentos múltiplos e que entendem uma série de pormenores.

– Tem uma vida profissional bastante preenchida. Alguma vez sentiu que faltou nalgum momento às suas filhas?
– Todos os dias sinto isso, mas já me penalizei mais do que o faço hoje em dia. No outro dia, uma amiga disse-me uma coisa que fixei e jamais esquecerei: muitas vezes estamos preocupados com os nossos filhos da maneira errada, pois na maioria das vezes queremos poupá-los a situações pelas quais já passámos e por vezes esquecemo-nos que eles precisam é que nos preocupemos com outras coisas. As minhas filhas já interiorizaram o meu trabalho, faz parte da vida delas, e já estão imunes à história da mãe ausente. As minhas ausências são compensadas com uma presença especial, e quando estou com elas procuro estar muito atenta ao que precisam. Julgo que com toda a educação, rigor, disciplina e princípios que procuro incutir, aquilo que definitivamente elas precisam nesta altura é de mim, do melhor de mim, dos meus beijos, mimos e afecto.

– Por outro lado, elas próprias também a mimam nos momentos em que se sente mais triste ou cansada…
– Claro que sim. Já são duas mulherzinhas e interessam-se muito por aquilo que faço e pela minha vida. Ficam bastante sensibilizadas quando sabem que vou fazer trabalhos como este, e a sua curiosidade é maior.

– Desde que se separou do Piet-Hein, não se tornaram especialmente protectoras da mãe?
– Temos uma cumplicidade feminina enorme, e quando olho para elas percebo imediatamente se estão tristes ou contentes, e também eu tenho essa transparência em relação a elas. Elas percebem perfeitamente se no meu olhar transmito apenas cansaço, ou também alguma nostalgia ou tristeza, e, depois, como temos uma relação muito aberta, elas perguntam e eu respondo. Elas são os meus alicerces e a minha força. Os nossos filhos não são nossos, cada uma irá ter o seu percurso, e respeito e compreendo que isso aconteça. Também elas me respeitam a mim e julgo que isso é a base de qualquer relação.

– E isso tem acontecido muitas vezes, sentir-se triste, ou refugia-se um pouco no trabalho?
– Já referi isto algumas vezes, e quando estou a trabalhar, sou um pouco obsessiva. Fico muito concentrada e vidrada naquilo que estou a fazer, e mesmo que uma novela pareça que já está a andar sozinha, isso nunca acontece, pois há sempre um desafio à nossa frente.

– Parece ser uma mulher com necessidade de amar e ser amada. Visto que está sozinha neste momento, isso acentua-se?
– Cheguei a uma fase da minha vida em que estou mais pacificada com a questão da procura. Aliás, neste momento a procura é uma palavra quase feia para mim. Não procuro ninguém, e julgo que quanto menos o fizer, mais tranquila estiver e melhor me sentir comigo própria, com o meu trabalho, as minhas filhas e família, naturalmente irei atrair a pessoa certa, uma pessoa que esteja no mesmo comprimento de onda e com a mesma tipo de energia que eu. Nessa altura, quando isso acontecer, será um bom encontro. Nunca fui muito namoradeira e tenho uma certa inveja das pessoas que o são, pois acho que se divertem muito mais. Se calhar, vivo as coisas de uma forma mais profunda e intensa, e quando sou feliz, sou-o até ao limite, mas quando estou triste, também sou triste. Ajo mais com o coração e menos com a razão, e defendo-me pouco. Mas é tão bom confiar, entregarmo-nos e não precisarmos de nos defender….

– Então não deixou de acreditar no amor…
– Não, não deixei. Vai chegar na altura que tiver de ser.

– Não há noites em que se sente mais só?
– Há, mas também é uma boa altura para não se fazer fugas para a frente. É óptimo sair com os nossos amigos e divertirmo-nos até chegarmos a casa, cairmos na cama e não pensarmos em mais nada, mas também é interessante o desafio de estarmos connosco próprios, de nos conhecermos cada vez mais e tornarmo-nos pessoas cada vez melhores. No fundo, é o saber estar, esperar e compreender, mas, principalmente, saber aceitar. É nisso que tenho trabalhado e já vejo alguns resultados. Embora continue uma pessoa ansiosa, isso já não determina a minha má disposição.

– O seu ex-marido vai ser pai novamente. Alguma vez pensou que ele está a dar uma família às suas filhas, no sentido tradicional da palavra, e a Alexandra não?
– Também eu já lhes dei isso. Aliás, acho que já lhes dei o melhor do mundo e penso que elas sabem ver isso. Penso que há fases para tudo e elas já sentiram essa segurança em relação à nossa família. Agora, a família delas comigo é uma e vão ainda ter outra com o pai. No fundo, isso é uma multiplicidade de ex­periências fantástica que as vai preparar para a vida.

– Não sente, de todo, o seu lugar ocupado?
– Nem pensar. Aliás, tem sido fascinante. Elas separam muito bem as coisas, e cada vez tenho mais a certeza de que os adultos têm a aprender muito com as crianças.

– E como é que elas têm reagido à ideia de terem uma irmã? Não se mostram preocupadas?
– Eu e o Piet-Hein conversamos muito com elas e tentamos explicar as coisas da melhor maneira possível. Por muito que isso seja quase instintivo, a pessoa sentir o seu lugar posto em causa e ter medo da substituição, acho que as coisas estão muito equilibradas e doseadas. Além do mais, a Patrícia (Silva) também tem um filho e elas já se habituaram a tratá-lo como irmão, por isso, a diferença não é muita. Está tudo a correr de uma forma muito calma e pacífica e julgo que elas nunca vão passar pelo sentimento de insegurança em relação aos pais. Graças a Deus estamos a fazer um bom trabalho, um trabalho de equipa.

– E a Alexandra não tem desejo de ser mãe novamente?
– Isso tenho sempre, e penso que terei até morrer. (risos)

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds