Sábado, 18 de Novembro de 2006

Polémica em ‘Canta por Mim’

Falta de tempo para ensaiar, respeito pelo contrato com a TVI e abuso de protagonismo são algumas das queixas que famosos e anónimos levantam ao concurso ‘Canta por Mim’.

Nem tudo corre bem no ‘Canta por Mim’. Depois da polémica em torno de Rui Veloso que recusou cantar no programa, a Correio TV apurou que algumas das caras conhecidas do universo televisivo da TVI podem estar a ser pressionadas para cantar no programa dos domingos à noite. Alexandra Lencastre, a Fátima da novela ‘Tempo de Viver’, terá sido a primeira a sentir essa pressão ao ser contactada directamente pelo próprio José Eduardo Moniz, director-geral da TVI que a lembrou do contrato que tem com a estação.

“Tivemos uma conversa muito elegante. Foi a última instância a pedir-me para ir! Disse-me que compreendia as minhas razões em não querer participar, mas pediu-me que fosse... E eu percebi! Afinal tenho um contrato com a estação de Queluz, e é para a TVI poder contar comigo quando precisa”, revelou à Correio TV no dia da primeira gala. No primeiro contacto feito pela produção do programa, a actriz mostrou-se relutante e não queria aceitar. Mas Alexandra acabou por ceder e assumir o desafio de cantar em público e defender a causa de Marcelino.

A actriz teve apenas uma semana para se preparar, pelo que quase não teve tempo de ensaiar os temas que cantou ao lado de Luís Represas. O facto de ser o rosto da edição de estreia de ‘Canta por Mim’ também não foi do agrado de Alexandra. “Eu não queria mas o José Eduardo Moniz explicou-me porque pretendia que estivesse na estreia e convenceu-me de que era importante ser eu a abrir o programa”, explicou. E confessou ainda que o seu “primeiro ensaio foi por telefone”. Alexandra acrescentou que a sua prestação ficou aquém do que pretendia. “Estava com mau pressentimento porque toda a gente trabalhou. A Dalila Carmo então dedicou-se imenso, até nos intervalos das gravações cantava... Mas ela grava menos do que eu e começou a trabalhar muito antes. Ela teve um mês e eu só tive uma semana”.

POPULARIDADE DOS CONCORRENTES

A verdade é que o êxito de ‘Canta por Mim’ vive das caras da TVI. O programa conta com apresentadores da estação, actores das novelas em exibição, famosos que participaram nos ‘reality shows’ e até jornalistas da estação. A popularidade destas figuras é tal que o próprio maestro António Victorino d’ Almeida, um dos membros do júri, reconhece: “As pessoas estão a votar nos actores e não no desempenho”. Rui Veloso cancelou mesmo a sua participação no ‘Canta por Mim’ por não concordar com o formato. O cantor desistiu porque em sua opinião o formato da TVI não correspondia ao original ‘Stars On Stage’ em que se baseia. No formato inglês o objectivo é levar pessoas conhecidas a recriar actuações das maiores lendas musicais.

Todos os cantores amadores cantam sozinhos e usam a própria voz para imitarem as suas estrelas favoritas. Recorde-se que Rui Veloso deu o dito por não dito com poucos dias de antecedência o que obrigou a produção a arranjar outro parceiro para Manuela Moura Guedes, que cantou em dueto com André Sardet. A subdirectora de informação da estação de Queluz, que passou à semifinal, disse na altura que preferiu cantar ao lado de André Sardet e não se poupou a elogios ao cantor que lidera o top de vendas da Associação Fonográfica Portuguesa.

PACO BANDEIRA LAMENTA

Quem lamenta ter participado é Paco Bandeira, que considera o formato “desonesto e uma imoralidade, estando a TVI a aproveitar-se da miséria alheia para aumentar as audiências”. O cantor foi substituir José Cid no dueto com Cristina Ferreira. A troca de pares podia ter sido evitada se a produção não estivesse interessada em colocar a apresentadora a cantar nos primeiros programas. “A produção queria que eu estivesse no terceiro programa por isso sugeriu--me o Paco Bandeira e aceitei”, disse Cristina Ferreira. No entanto, a apresentadora “preferia ter cantado com os dois. Tenho pena de não haver outro programa para cantar, também, com o José Cid”.

Os profissionais da informação também vão cantar no programa líder de audiências da TVI. Depois de Manuela Moura Guedes, o segundo a estrear-se será Júlio Magalhães já este domingo. O jornalista e pivô irá cantar ao lado de Lara Lee o tema ‘Telepatia’, da própria. Fonte da estação de Queluz garantiu à Correio TV que mais jornalistas irão subir ao palco das estrelas. Para já, na gala de dia 19 actuam também Rute Marques com Nuno Norte, Manuela Couto com Maria João e Lurdes Baeta com Pedro Camilo.

O ‘Canta por Mim’, apresentado por Júlia Pinheiro, terá a participação de 36 celebridades. Em dueto com um cantor conhecido, os famosos lutam por uma causa para chegar até à final e ganhar o prémio de 100 mil euros. Todavia, apenas uma única causa terá solução. Deste critério discorda Nuno Guerreiro, que cantou ao lado de Ana Paula Reis, uma das vencedoras da última edição. “Um ganha e o que acontece depois aos outros casos?”, questiona o cantor. Simone de Oliveira também lamenta que apenas uma causa possa ser resolvida. Mas a cantora e actriz de ‘Tu e Eu’ não poupa elogios ao programa da TVI e adianta que “estas acções para ajudar as pessoas são muito importantes”.

VOTAÇÕES DOS TELESPECTADORES

Ainda assim, as polémicas não ficam por aqui. As votações dos telespectadores não agradam ao júri de ‘Canta por Mim’ nem estão em sintonia com a pontuação dada em estúdio. Em dois programas, o famoso menos votado pelo júri foi o preferido do público. Aconteceu primeiro com Tomás Santos, actor da novela ‘Fala-me de Amor’, e depois com Ana Guiomar, ex-’Morangos’ e actual actriz de ‘Tempo de Viver’. “As pessoas estão a votar nos actores dos ‘Morangos com Açúcar’. A pontuação de Tomás Santos foi injustíssima, os telespectadores votaram no acompanhante ‘FF’ (ex-moranguito) e não no Tomás, quando havia dois talentos inquestionáveis [Margarida Vila-Nova e Leonor Poeiras]”, disse o maestro António Victorino d’ Almeida. Na última edição, Ana Guiomar, que cantou em dueto com Zé Manel, dos Fingertips, foi a menos pontuada pelo júri e a eleita pelo público. Essa diferença de critérios levou o maestro a fazer um apelo para que as “pessoas votem no desempenho do famoso e não nas causas, nem em quem está a cantar”.

MANUEL LUÍS GOUCHA

Manuel Luís Goucha estava de férias quando o convidaram e aceitou de imediato, mas só depois percebeu a dimensão de ‘Canta por Mim’. “Arrependi-me mais tarde, mas já não podia voltar com a minha palavra atrás. Não fui obrigado porque tenho um contrato muito honesto com a TVI em que não faço nada do que não quero”. O apresentador, que cantou ao lado de Rita Guerra, tem acompanhado a causa de um jovem com deficiências motoras. “Já o levámos ao ‘Você na TV!’ e conseguimos dar-lhe aulas de condução. Dou-lhe informação de exposições de pintura para que possa vender os seus quadros e assim conseguir comprar o carro que precisa”.

Apesar do entusiasmo, Cinha Jardim não aceitou de imediato concorrer a ‘Canta por Mim’. A ex-participante do ‘reality show’ ‘Quinta das Celebridades’, também da TVI, confessou não se sentir capaz de defender a causa. “Tenho uma voz rouca e fico afónica com facilidade”, admitiu à Correio TV. Mas cantou e encantou o júri que lhe deu o primeiro lugar na edição em que participou. Apesar de não ter passado à final, Cinha Jardim mantém contacto com a causa que apadrinhou, um empreiteiro que sofreu um acidente que o deixou paraplégico. “Fomos ao ‘Você na TV!’ – o programa matinal da estação de Queluz – onde lhe foram dadas canalizações e uma grua para que se pudesse movimentar melhor dentro da própria casa que está a construir”, revelou.

“EXPOSIÇÃO DA MISÉRIA” (Paco Bandeira, músico, 61 anos)

Paco Bandeira também aceitou participar no ‘Canta por Mim’. Mas apenas, como diz o próprio, “por uma questão de ética”. O cantor desconhecia o formato do programa e quando se apercebeu já tinha dito sim ao par Cristina Ferreira (apresentadora de ‘Você na TV!’, da TVI). “Ao perceber o formato disse que não concordava com a exposição da miséria alheia e do respectivo negócio de lágrimas que está por trás”, disse. E acrescenta: “Não é das pessoas que lá aparecem que tenho mais pena, é do maestro Victorino d’ Almeida e da Júlia Pinheiro. Acho que alguém que escolhe o lodo em vez das águas límpidas é que precisa de ajuda”. E as críticas ao ‘Canta por Mim’ não se ficam por aqui. O cantor vai mais longe ao afirmar que “os que mandam na TVI parecem os grandes senhores que andam de fraque e cartola a mendigar na lixeira”. Paco Bandeira não acredita na boa vontade da estação de Queluz e o próprio afirma: “penso que ninguém daquela casa esteja disposto a ajudar seja quem for. Estão sim interessados em explorar a miséria daquelas pessoas”.

O JÚRI REMUNERADO: NINGUÉM VOTA NAS CAUSAS

Jan van Dijck, produtor, apenas avalia as vozes e a presença dos famosos e afirma: “Não ligo às causas”. Também o maestro António Victorino d’Almeida tenta alhear-se das causas e concentrar-se nas vozes, algo que “os telespectadores também deveriam fazer”. “O público não está a ser isento. Está a votar nas causas e nas pessoas que já pertenceram aos ‘Morangos com Açúcar”, sustenta. Felipa Garnel é o único jurado que não está ligado à música: “Acredito que tenha sido escolhida por isso mesmo”. O júri é pago. “Estamos a trabalhar e por isso recebemos uma quantia discreta e justa”, admite o maestro.

'CANTA POR MIM'

O concurso apresentado por Júlia Pinheiro é um dos mais vistos ao domingo.

42,5% de share médio

14,6% de audiência média

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds