Sábado, 27 de Janeiro de 2007

Concurso ‘Aqui Há Talento’ estreia AMANHÃ

Há menos de um ano na RTP, Sílvia Alberto assume pela primeira vez a condução a solo de um programa. E, num formato que devolve o palco ao Portugal anónimo, a apresentadora mostra desejo de surpreender o público com a revelação de um talento escondido. Isto numa altura em que afirma ter deixado de pensar num futuro na área da representação.

-‘Aqui Há Talento’ está quase a começar. O nervosismo já se nota?

- Bem, o formato é gravado previamente e isso deixa-me mais confortável. Depois, não há motivos para ter receios. Quando se está a trabalhar com uma equipa tão talentosa não há esse problema. Em relação ao trabalho desenvolvido até agora, sinto-me confortável e acho que temos um programa muito divertido.

- Já gravou o primeiro programa. O que pode o público esperar de ‘Aqui Há Talento’?

- Confesso que tinha algum receio em relação aos talentos que poderiam aparecer. Pode não parecer, mas é complicado. Os primeiros dois programas são audições, por isso, os candidatos têm uma plateia de trezentas pessoas à frente, o júri e uma série de pessoas em casa. Estão a ser avaliados por muita gente e isso requer muita coragem. Temia que não aparecessem muitos candidatos, mas foi surpreendente o número de pessoas que estiveram nos ‘castings’. Inclusive, temos talentos muito bons e muito variados. Desde ‘stand-up comediants’, a um rapaz que faz música apenas com o estalar dos dedos, desde bailarinos a palhaços, a travestis, há uma série de talentos escondidos espalhados por aí.

- Quantas pessoas concorreram ao ‘Aqui Há Talento’?

- Tenho a ideia de que, na última fase de ‘castings’, havia duas mil incrições. Não é nada comparável ao ‘Ídolos’, mas o programa ainda não é conhecido.

- Depois do sucesso de ‘Dança Comigo’, este é o programa certo para as noites de sábado na RTP?

- É. É um formato curto, termina logo em Março, mas é o programa certo. Não só para a RTP, mas também no panorama actual da televisão portuguesa. Temos vivido de programas com figuras públicas. Tanto o ‘Dança Comigo’ na RTP como o ‘Canta Por Mim’ na TVI. Este programa devolve o palco aos anónimos. E cumpre uma função de serviço público: divulgar artistas que nunca tiveram uma oportunidade.

- E para si, é o programa ambicionado?

- Todos os programas são ambicionados. É um bom programa, apesar de ser curto. Às vezes são precisos cinco ou seis meses para sentir que o projecto agarra as pessoas. Se houver uma segunda temporada, ai sim, estará a prova de que valeu a pena. Mas é um programa que faz todo o sentido nesta fase. É importante para a estação e também é importante para mim começar o ano com um programa como o ‘Aqui Há Talento’. Ainda por cima num ano tão importante para a RTP como é o do cinquentenário.

- Já foi surpreendida pelo talento de algum dos concorrentes?

- Já, já. Logo no primeiro programa. Eu não queria desvendar muito porque é algo que se vai ver quando o programa estiver no ar, mas posso dizer que vamos ter uma revelação no canto. Uma rapariga muito nova com uma voz tremenda. Na dança há outra, nas artes circenses também. Em cada área há surpresas por descobrir, mas não posso contar mais. Até para não influir.

- E a Sílvia? Depois de ter dançado no ‘Dança Comigo’, vai revelar algum talento escondido desta vez?

- Eu sei que a produção está com ideias, algumas até engraçadas, que podemos explorar mais à frente no programa. Para já apenas digo que estou disponível para os desafios que eles me queiram colocar, com a ressalva de que, num grupo tão vasto de talentos, eu sou a menos talentosa.

- Era capaz de participar neste concurso?

- Não sei. Como sou muito persistente e teimosa, se tivesse algum talento extraordinário, se achasse que era realmente boa naquilo que fazia, se calhar até concorria. Mas não sei se teria a coragem que eles têm.

- Que orientação lhe deram na RTP para se preparar para o ‘Aqui Há Talento’?

- A preparação que eu tive foi visionar os formatos americano e francês, que são completamente distintos do nosso. No formato americano há mais espaço para bizarrias, há sempre um ‘cowboy’ pronto a fazer ‘strip-tease’ ou uma velhota a cantar rap. E, ainda que haja alguns loucos saudáveis no nosso país, acredito que somos um povo mais contido. Sem dúvida que o nosso programa vai realçar mais os verdadeiros talentos e menos aqueles talentos de rua, mais tontos, mais bizarros...

- Preferia um formato com conteúdos mais ousados ou, como disse, mais bizarros?

- Acho que como está, está muito bem. Está elegante e motivante.

- Em 2006 fez duas participações em ‘sketches’ do Gato Fedorento. Como foi esta colaboração?

- Eu sou fã dos Gatos desde os primeiros tempos na SIC Radical. Sempre acompanhei o trabalho deles. Da primeira vez o convite partiu da produtora deles, a Ana Torres, com quem eu já trabalhei. Pediram-me para participar num ‘sketch’ e eu aceitei logo. Principalmente porque me sentia confortável. Eu não sou actriz e eles também não. Isso foi uma vantagem pois estávamos ali sobretudo para nos divertirmos.

- A experiência é para repetir?

- Se a moda é fazer um ‘sketch’ em cada série do Gato, estou disponível. Da mesma forma que estou disponível para os levar ao ‘Aqui Há Talento’.

- Depois de ‘Zona J’ e ‘Amo-te Teresa’ não voltou a fazer cinema. A carreira de actriz está definitivamente posta de lado?

- Principalmente agora, que estou a estudar dramaturgia e trabalho com actores, tenho a consciência de que nunca serei uma actriz brilhante. Há muitos actores brilhantes, alguns dos quais são agora meus colegas, mas acho que cada pessoa se deve dedicar à sua área. O cinema é muito interessante e ainda recebo convites para curtas-metragens. Quando os projectos são inócuos, engraçados e interessantes, acabo por aceitar pois é mais forte do que eu. Por outro lado, quando a solicitação requer alguma estrutura que eu não tenho, sou incapaz de aceitar. Mas não é uma área que eu repudie ou diga não farei.

RECORDAÇÕES DE 'DANÇA COMIGO'

"FOI UM DUPLO DESAFIO"

Um dos momentos altos da carreira de Sílvia Alberto foi a primeira edição de ‘Dança Comigo’, em 2006. Sucedendo a Catarina Furtado na condução do programa, a apresentadora confessa agora que foram tempos de nervosismo: “No ‘Dança Comigo’ tive dois desafios. Primeiro, pegar num programa que já ia a meio e que tinha como apresentadora uma das melhores do nosso país. Depois, quando o Nuno Santos me disse que ia estar perante uma plateia de 7500 pessoas. Para quem tem 25 anos é uma grande aposta. Acredito que estávamos os dois igualmente nervosos. Eu pelo acontecimento, o Nuno pela aposta. Mas ninguém deixou ficar mal ninguém.”

FORMAÇÃO ACADÉMICA É OBJECTIVO

DRAMATURGIA DÁ AJUDA

Numa fase em que tenta coordenar mais uma época de exames com a estreia de um programa na televisão, Sílvia Alberto salienta que o curso de dramaturgia é uma mais-valia para a sua carreira de apresentadora: “O curso permite unir a linguagem do teatro e receber um leque de conhecimentos que fazem falta para a minha profissão.

PAULO DIAS, SÍLVIA RIZZO E JOAQUIM MONCHIQUE FORMAM O JÚRI

AVALIAÇÃO SERÁ EXIGENTE

Sílvia Alberto considera que o júri é “equilibrado dentro de visões opostas”. “O Paulo Dias é o mais exigente. Por ser produtor, avalia como se fosse colocar o espectáculo em palco. O Joaquim Monchique, por ser artista, é mais condescendente. Curiosamente, a Sílvia Rizzo senta-se no meio deles e, fazendo jus ao ditado, é a virtuosa do grupo”, sublinha.

'AQUI HÁ TALENTO'

Canal: RTP1

Dia: sábados

Hora: 22h00

Estreia: Domingo (22h15)

Formato: concurso

Correio da Manhã

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds