Sábado, 10 de Março de 2007

Sónia Braga - "A estrela sou eu..."

Há 30 anos encantou Portugal na pele da sensual ‘Gabriela’. Hoje, Sónia Braga está de volta aos ecrãs no papel da sedutora de ‘Páginas da Vida’.

Vocês têm que compreender que eu estou sempre fazendo uma novela”, apelava Sónia Braga aos jornalistas que acompanharam, no Rio de Janeiro (Brasil), as gravações do último episódio de ‘Páginas da Vida’.

Vidrada em fama e holofotes, a actriz não escondeu a cara perante as câmaras e as objectivas. E na festa, que decorreu no Porcão Rio’s, Sónia Braga parecia ser a estrela da novela, pela atitude de vedeta que revestiu a sua entrada no recinto.

O objectivo era mesmo chamar a atenção. Sorrisos, beijos lançados para os fãs, piscares de olho e um insinuante despir do casaco para os fotógrafos, marcaram a entrada da actriz, que demorou mais tempo na ‘passadeira vermelha’ do que qualquer outro colega. Na novela escrita por Manoel Carlos, em exibição na SIC, a pose é a mesma e Sónia Braga bebe cada cena como se fosse a derradeira. Como que agradecendo a Deus o facto de, aos 56 anos e após várias cirurgias estéticas, ter de novo a oportunidade de brilhar no género que, na década de 70, a lançou para a fama na pele da doce e sensual ‘Gabriela’.

Em ‘Páginas da Vida’, Sónia Braga interpreta Tônia, uma artista plástica sedutora, que vive uma paixão tórrida com um homem mais novo e casado (Edson Celulari) e termina a história nos braços de um galã serôdio (Tarcísio Meira) que, curiosamente, é sogro do primeiro. Na vida real, a actriz também é dada como namoradeira. Depois de várias décadas a viver nos Estados Unidos, onde protagonizou um tórrido romance com Robert Redford, o regresso ao Brasil é marcado pelos mexericos amorosos.

A própria responde à imprensa: “Graças a vocês [jornalistas] eu tive um marido e um namorado. Espero que não me separem agora que acabou a novela”. A imprensa brasileira relata ao pormenor o seu namoro com o actor Sidney Sampaio, 29 anos mais novo. Mas Sónia Braga nega ter uma relação séria. “Isso foi a imprensa que inventou”, disse à Correio TV na festa que se seguiu às gravações da trama escrita por Manoel Carlos. “Desde o começo que nós somos amigos. Um dia, num desfile, eu disse que usava uma aliança criada pelo joalheiro António Bernardo e depois dei-lhe uma igual, no Natal, porque ele adora anéis. Foi um presente de amigo. A brincar, disse que ele também usava uma aliança igual e perguntei o que isso significava... e todas as pessoas disseram que estávamos noivos”. No entanto, este é apenas mais um dos casos, verdadeiros ou não, que colecciona.

Foi precisamente há 30 anos que Portugal viu pela primeira vez ‘Gabriela’. A novela, baseada na obra ‘Gabriela, Cravo e Canela’, de Jorge Amado, foi exibida ainda a preto e branco e logo conquistou os espectadores. Na época, o Parlamento parava para assistir ao desempenho de Sónia Braga na pele da ingénua criada que cativava ‘seu Nacib’ e Portugal rendia-se ao erotismo de uma desconhecida de pele queimada e longos cabelos negros e a um género que logo se tornou dominante nas grelhas das televisões. Sónia Braga vivia o seu grande momento de estrelato.

E nem a novela ‘Dancin Day’s’, que mostrou uma actriz mais sofisticada, e os vários papéis no cinema, como ‘Dona Flor e Seus dois Maridos’, ‘A Dama do Lotação’ e ‘Eu te Amo’, conseguiram explorar tão bem a natureza indomável da actriz. “Foi uma personagem que marcou muito”, recordou Sónia Braga numa entrevista. “Até chegar à Gabriela, eu fazia personagens muito tristes, muito feias. Através dela, descobri todo um universo da sensualidade da mulher brasileira, e foi muito bom nesse aspecto”. “A Gabriela é o que há de melhor. Ela é a Natureza. Não tem nenhum sentido intelectual ou académico... Essa é a melhor revolução”.

A sensualidade despojada e inata da actriz, a par de um aparente despojamento de vedetismo, abriram portas para uma carreira internacional. Os Estados Unidos foram o destino óbvio para dar continuidade ao sucesso. Na meca do cinema, Sónia Braga brilhou em filmes de culto como ‘O Beijo da Mulher Aranha’ (1985), de Hector Babenco, onde contracenou com Raul Julia e William Hurt, ou ‘Lua Sobre Parador’ (1988), de Paul Mazursky.

E em finais dos anos 90, voltou ao Brasil para interpretar ‘Tieta’, uma realização de Cacá Diegues que marcou o reencontro com as personagens criadas pelo génio literário de Jorge Amado. Nessa altura, a actriz referiu que, tal como Tieta, também ela voltara ao Brasil para “continuar a ser amada, para ficar perto”.

O desgaste dos anos fizera-se sentir. Nos Estados Unidos, Sónia Braga ainda participou nos filmes ‘The Milagro Beanfield’ (1988), de Robert Redford, e ‘The Rockie’ (1990), de Clint Eastwood, e em algumas séries de televisão, como ‘Cosby Show’, ‘O Sexo e a Cidade’ e ‘Alias, a Vingadora’. Mas a falta de papéis de destaque aniquilaram a alegria da actriz. E o regresso ao Brasil e às novelas da Globo era mais do que um desejo.

No entanto, Sónia Braga estava ciente de que o excesso de peso e as rugas eram um entrave à sua recuperação. Agastada por uma depressão crónica, decidiu submeter-se a um tratamento radical. E entregou-se às mãos do famoso cirurgião Pitanguy, que levou três anos a ‘reconstruir’ a actriz.

Franca e atrevida Sónia Braga estreou-se nos palcos com a produção brasileira da peça ‘Hair’ em 1967 e chegou à televisão através do programa infantil ‘Vila Sésamo’. Em Portugal, participou em carnavais e na criação do vídeo ‘Amália Traída’, de Francesco Vezzolli. Sobre os anos passados nos EUA, disse: “Já chamei o meu período americano de exílio cultural, de retiro. Fiquei fora porque não era convidada para filmar ou porque recebia propostas que me ofendiam.”

EROTISMO NA PELE DE 'GABRILELA'

Na pele da sensual Gabriela, na novela da Globo, Sónia Braga teve o ponto alto da sua carreira e explorou o erotismo como até então nunca tinha sido visto na televisão. A personagem, escrita por Jorge Amado, transmitia uma carga sensual inesperada, que a actriz transcreveu através da figura selvagem, longos cabelos negros, corpo torneado e pele queimada pelo sol.

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds