Domingo, 27 de Maio de 2007

Ricardo Azevedo: Estreia em nome próprio

Sentiu as entranhas contorcerem-se e enregelarem no dia em que os antigos parceiros dos Ez Special o colocaram entre a espada e a parede, já lá vão mais de dois anos: “não lanças nada a solo ou segues sem nós.” “Foi como um balde de água fria”, recorda Ricardo Azevedo, ex-vocalista do colectivo. O ultimato tornava a sua continuação na banda “impossível” e, como tal, só havia uma atitude a tomar: “sair e ir em busca da realização de um sonho antigo.”


E esse desejo que ‘já tinha barbas’ era a gravação de um disco a solo, cantado em português. “Muitas vezes nos concertos com os Ez Special tinha a sensação de que as pessoas não percebiam tudo o que dizia. Acompanhavam com a boca, o melhor que podiam, mas a comunicação não era imediata...”, lamenta Ricardo Azevedo, em vésperas do lançamento do seu primeiro trabalho em nome próprio, ‘Prefácio’.

O processo de composição solitário, longe de outros olhares, iniciou- -se ainda ao lado da banda que lhe proporcionou “alguns dos melhores momentos da sua vida”, mas continuou já longe dela.

“Curiosamente, embora tivesse muita vontade de escrever em português, senti-me um pouco estranho quando comecei a cantar os temas. Primeiro não soava bem, depois sentia que estava muito mais exposto. Mas, efectivamente, o desafio também passa por aí”, confessa Ricardo.

Mas tocar aqueles que nos ouvem passa também por cantar as dores que lhes vão na alma. “Queria canções simples, com as quais as pessoas se pudessem identificar. Versos que falassem dos seus problemas, de fases da vida que estão a atravessar. É o caso de ‘Pequeno T2’ que fala sobre um jovem que precisa de um emprego, para poder arranjar uma casa e ir viver com a namorada”, justifica o músico, que neste disco contou com a ajuda de um dos maiores contadores de histórias da música portuguesa, Rui Veloso.

“O Rui sempre me incentivou a cantar em português, ainda eu fazia parte dos Ez Special. Acabei por o convidar para um dueto. Mandei-lhe o tema ‘Os Meus Defeitos’ para que ele ouvisse... e tive a feliz surpresa dele aceitar”, diz o cantor, que estreia ‘Prefácio’ no dia 1 de Junho, no Cine--teatro de Santa Maria da Feira.

SELECÇÃO PELA DIVERSIDADE

Para Ricardo Azevedo, o mais difícil foi mesmo escolher “entre as mais de 70 canções” que compôs ao longo dos últimos dois anos. “Acabei por seguir o critério da diversidade. É um álbum pop mas tem momentos diferentes, alguns roçam mesmo o rock”, descreve o músico que contou com Quico Serrano (Plaza) e Saul Davies (James) na produção, elementos essenciais, segundo o cantor, para a “definição da sonoridade” do disco.

PERFIL

Nome: Ricardo Azevedo

Idade: 30 anos

Profissão: Cantor, compositor

Disco: ‘Grace’ de Jeff Buckley

Ídolo: Bruce Springsteen

Banda: U2, Pearl Jam
20 comentários:
De Francisquinha a 30 de Maio de 2007 às 15:40
Esta noticia é mentira! É uma falsidade e esse parvalhao do Ricardo, sabe bem que é mentira mas o seu desespero é tao grande que agora ja deve valer tudo. Todas as pessoas que trabalharam com ele incluindo tecnicos (cerca de 12 pessoas) sabem bem da verdade. É um coitadinho o ricardo! Parece que quer que as pessoas tenham pena dele qdo a pena é dos piores sentimentos a ter por alguém...PENA...uhhhggg
De Joana a 31 de Maio de 2007 às 05:12
Esta notícia é de uma falsidade impressionante. Ainda há uns tempos o próprio Ricardo Azevedo dizia que tinha saído da banda porque foi ele que tomou a decisão de sair, por livre e espontânea vontade. Agora já é o coitadinho que vê os Ez Special a ter sucesso e parece que só se pode safar através da calúnia. É uma falta de vergonha e só me admira como se pode descer tão baixo.
De Manuela a 4 de Junho de 2007 às 14:13
Olha Francisca antes de levantares calunias informa-te melhor,ok? O que tu e a menina de baixo estão a fazer é muito feio...e estranho....diria suspeito até. Como sabes se é mentira o que é dito pelo Ricardo? E como metes os técnicos da banda ao barulho? O Ricardo está longe de querer que tenham pena dele. Está visto que estes comentários são feitos por elementos da banda....desses sim, tenho pena...força Ricardo!!!
De Luisa a 4 de Junho de 2007 às 13:15
Que comentários tristes estes...
Adorova o Ricardo nos Ez Special e agora ainda gosto mais...Agora os ez special já nada tem haver com o passado:(
De Anónimo a 5 de Junho de 2007 às 20:17
Eu não percebo estas pessoas cujo passatempo é falarem mal das outras. Separaram - se ok, o Ricardo segui o seu caminho e os outros o seu.
Eu pessoalmente antes acompanhava a banda pela magnífica voz e letras do Ricardo e como tal continuo a acompanhar a sua carreira. (Adoro o novo album- aconselho).
Mas isto são os meus gostos, cada um tem os seus, como tal desejo felicidades a todos e deixem-se de mal dizeres que não vos fica nada bem!
De pedropaiga@gmail.com a 10 de Agosto de 2007 às 12:37
Olá a todos.
Sou uma das pessoas q assistiu ao ultimo concerto no cine teatro municipal de S. João da Pesqueira e a meu espanto deparo-me com uma situação critica da banda...
Sou uma das pessoas q falou com os principais intervenientes deste divórcio e sei justificadamente o porque deste abandono do Ricardo .
A meu ver, culpo a obsessão de subir à custa dos outros e é por isso q a banda ñ viu com bons olhos a eminente saída do Ricardo .
Apoio-te amigo Ricardo e sei q o sucesso q deste aos EzSpecial , ser-ter-á devolvido ao teu trabalho...
Continua e um abraço enorme.
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Olá a todos. <BR>Sou uma das pessoas q assistiu ao ultimo concerto no cine teatro municipal de S. João da Pesqueira e a meu espanto deparo-me com uma situação critica da banda... <BR>Sou uma das pessoas q falou com os principais intervenientes deste divórcio e sei justificadamente o porque deste abandono do Ricardo . <BR>A meu ver, culpo a obsessão de subir à custa dos outros e é por isso q a banda ñ viu com bons olhos a eminente saída do Ricardo . <BR>Apoio-te amigo Ricardo e sei q o sucesso q deste aos EzSpecial , ser-ter-á devolvido ao teu trabalho... <BR>Continua e um abraço enorme. <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>PePa</A>
De Susana a 4 de Setembro de 2007 às 20:38
olá, eu penso que não se deve fazer comentários sem conhecer a fundo o que aconteceu. Como ouvinte de EZEspecial apenas posso dizer que deixei de os ouvir porque aqueles letras não estão com nada. Mas felicidades para a banda e para o Ricardo que tem uma voz óptima e começa com um single muito apelativo.Parabéns
De Maria Inês Taborda a 8 de Setembro de 2007 às 15:43
E os Ez agora estão muito abaixo do que eram enquanto o Ricardo Azevedo está sempre em alto nível porque ele sempre o teve...
De Johny a 15 de Setembro de 2007 às 23:19
Nem ligo muito a musica deste género, mas aquela musica que o Ricardo Azevedo fez para a publicidade fica lá bem. Quanto aos EZ Special gosto muito mais agora que antigamente, e essa parece-me a opinião da generalidade das pessoas que conheço.
De Luis a 8 de Dezembro de 2007 às 14:57
Parabéns ao Ricardo!
Parece-me que toda a gente já percebeu que ele está em plena ascenção e vai ser muito maior que a ex-banda que criou. Se é que já não é...
De Anónimo a 25 de Dezembro de 2007 às 17:36
É, se virmos as coisas ao contrário. Ou então com uma imaginação prodigiosa.
De sim sim a 15 de Dezembro de 2007 às 02:32
Só não compreendo como é que no anuncio do banco têm tanto orçamento e não se lembraram de por os dentes do Ricardo Azevedo menos amarelos? Às vezes falha-se nos pormenores... De resto a musica é mesmo má mas serve perfeitamente para publicidade. O Ricardo Azevedo devia tomar mais atenção aos antigos colegas, que estão cada vez com mais sucesso, bem merecido, diga-se de passagem.
De sei que sabes que sim a 23 de Dezembro de 2007 às 15:59
Sim, sim, grande comentário e observação...Parabéns!Quanto aos ex-colegas, o sucesso deles é menor do que o Ricardo Azevedo. Toda a gente sabe isso. Basta ver que não tem mais concertos que o Ricardo Azevedo(em grande a tocar na passagem de ano no Porto), estão a baixo dele nas passagens de rádio e não eles nem foram para o top nacional de vendas...logo não vendem discos.Quanto a qualidade musical, os ex-colegas são muito fraquinhos.
Essa dos dentes,lol
De Anónimo a 25 de Dezembro de 2007 às 17:34
Essa comparação é impossível, mesmo com mt boa vontade... Menina Bonita e Sei Que Sabes Que sim são dos maiores sucessos do ano. Inclusivamente a gala da OT dedicada aos maiores sucessos do ano teve os EZ Special e The Gift, apenas... Basta ouvir a RFM ou ver tv para acompanhar as datas da tour. Mas boa sorte para ao antigo vocalista, tem direito a continuar a acantar, nem que seja a fazer publicidade ou outras coisas que goste. Na passagem de ano de Faro vai ser grande noite!
De Anónimo a 2 de Janeiro de 2008 às 19:35
Tratem-se pá! A pior coisinha que aconteceu a musica portuguesa em 2007 foi isto porque acabou por dar na piroseira de musicas sobre credito habitqação. Quanto aos EZ acho bem o caminho que seguiram, da pra ver que eram eles que evitavam a tendencia pimba do vocalista antigo.
De Anónimo a 22 de Janeiro de 2008 às 18:08
Por falar em Pimba, os novos ez special são uma pirosada. Fogo, sempre que dá na rádio mudo logo. Letras rascas mesmo! Só gostava deles antigamente. Agora sigo com naturalidade a carreira do Ricardo Azevedo!Está em grande com o novo single!
De yari a 24 de Janeiro de 2008 às 19:40
xiii... grande stress aqui... EZ Special agora sao muito mais fixes, mas esta é a minha opiniao...
De Anónimo a 22 de Fevereiro de 2008 às 03:22
Curioso faço exactamente o mesmo que a RFM passa uma das musicas deles na radio (ainda têm a lata de dizer grandes musicas).
Não conheço o trabalho do Ricardo Azevedo, mas isto que ouço agora não são os EZspecial, é algo de intragável e de um tremendo mau gosto a nível musical. Quantos às letras nem merecem comentários de tão desprezíveis que são, fazem-me lembrar os The Cure quando entraram em queda livre com aquele álbum que tinha o monday... friday I'm in love. É curioso mas estes novos EZspecial têm algo parecido que também tem os dias da semana, será sinal do fim? Porque da decadência já o é.

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds