Segunda-feira, 27 de Agosto de 2007

Sou mais feliz depois de ter sido mãe

Rita Ferro Rodrigues percorre os corredores dos estúdios da Comunicasom como quem regressa à aldeia onde nasceu. Não há pessoa que não lhe arranque as boas tardes e cada encontro é motivo para uma conversa rápida: pergunta à rapariga mais esguia da produção se anda a comer bem e até com a reformada que vai assistir ao programa troca dois dedos de conversa. Nos bastidores, Rita é uma cópia fiel da rapariga que todos os dias faz dupla com Nuno Graciano no programa ‘Contacto’. De bem com a vida, a apresentadora falou ao Vidas TV sobre a carreira, a família que construíu na SIC e sobre a filha, Leonor, que a deixa de olhos a brilhar a cada nova descoberta.

Rita Ferro Rodrigues

 

Correio Vidas – Está há um ano e meio no ‘Contacto’, que balanço faz?

Rita Ferro Rodrigues – Não podia ser melhor. Nos primeiros meses foi uma prova muito dura. Nós sabíamos que isto era uma maratona e que não íamos conseguir ganhar logo. E o que aconteceu foi que tivemos cinco meses a levar muita tareia e depois começámos a fazer o nosso percurso e a liderar até aos dias de hoje. E isso é uma coisa que me enche de orgulho.

– Custou-lhe muito entregar a carteira profissional de jornalista?

– Até chorei, mas com o meu respeito pela profissão era impossível proceder de outra forma. O programa lida com muitas coisas que são incompatíveis com o estatuto de jornalista. Tinha de tomar uma decisão, custou-me, mas acho que a formação que tenho de jornalista não se apaga por ter entregue a carteira.

– Não está arrependida?

– Nada, zero. Acho que o meu percurso é por aqui.

– Com a mudança de registo, muitas pessoas mudaram também a imagem que tinham sua, de alguma arrogância.

– Eu sei que tinha uma imagem de elitista, arrogante e distante, mas isso é normal. Na informação tens uma atitude mais discreta, as pessoas não têm de te conhecer. Aqui não, tenho de dar muito de mim, porque acho que nestes horários só as pessoas verdadeiras é que vencem. Houve claramente um choque, que, para algumas pessoas foi positivo e para outras negativo. Também disseram ‘Ai esta miúda que era tão engraçada e séria na SIC Notícias agora disparatou’.

– Tem uma empatia muito grande com o Nuno Graciano. Já se conheciam?

– Não só não nos conhecíamos como não gostávamos um do outro. Tínhamos ideias pré-concebidas: ele achava que eu era uma queque intelectual, eu achava que ele era um tonto, sem nada na cabeça. E é muito engraçado porque apaixonámo-nos profissionalmente e tornámo-nos grandes amigos. E sentimos que quando estamos juntos no ar isso é um trunfo.

– Está há seis anos na SIC. Não pensa em mudar?

– Não, enquanto a SIC me tratar com dignidade, respeito e com muita intimidade, nem sequer pondero sair.

– A nível dessa intimidade, acabou por construir uma segunda família na SIC.

– Na SIC tenho um mundo de afectos muito grande. Desde o pai da minha filha, que é um companheiro para a vida e um dos meus melhores amigos, até à Andreia Vale, que é como se fosse minha irmã, à Clara de Sousa que é amiga dos tempos da RTP. Tenho muitos amigos na SIC, há ali um lado de família e isso é impagável.

– Trabalha muitas horas por dia. Como gere o tempo livre?

– Muito mal. Precisava que o dia fosse mais longo. O que eu faço é desligar assim que saio daqui. Aquelas horas são para a família, para a minha filha e para mim. Tento ter uma horita de manhã para ir ao ginásio. E é um dia-a-dia muito sereno. Gosto de chegar a casa, gosto de cozinhar, de estar com a família e de adormecer a ver televisão.

– Tem uma relação gigante com a sua filha, Leonor. Ser mãe foi a melhor coisa que lhe aconteceu?

– Só posso dizer que sou muito mais feliz depois de ter sido mãe, incomparavelmente mais feliz. Os filhos agarram-nos à vida, mesmo quando tudo parece correr mal, nós sabemos que temos de continuar por causa deles e isso é lindo. É como estar sempre apaixonados, sempre à espera que ela me dê um abraço, de chegar a casa para a ver.

– O que ela diz quando a vê na TV?

– Para ela é muito normal. A Leonor nasceu numa família em que o avô aparecia na TV, o pai também, a tia Clara aparece no jornal, a tia Andreia também, a tia Iva aparece na TVI. Lembro-me de que ela uma vez perguntou a um amigo em que canal o pai trabalhava, porque achava que todos os pais trabalhavam em televisão.

– No ‘Contacto’ conheceu também o actual namorado...

– Não falo da minha vida privada. Não tenho nada a esconder, a minha felicidade é visível, mas mantenho a convicção de que a melhor forma de preservarmos aquilo que é mais precioso é não falarmos da nossa intimidade.

– Esteve de férias com os pais. Custa-lhe muito o facto de estarem a viver em Paris?

– Custa-me muito, porque somos uma família muito unida, mas vou muitas vezes a Paris e eles também são pais e avós muito presentes, portanto também estão cá muitas vezes. Claro que nas férias estivemos muito tempo juntos, o que foi óptimo. Também contribui para este meu estado de tranquila felicidade o facto de agora ter estado tanto tempo com os meus pais

– Como reagiu às notícias que davam conta do alegado envolvimento do seu pai no caso Casa Pia?

– Nunca falei disto publicamente, porque acho que há determinados acontecimentos que, por haver demasiadas pessoas a falar deles, criam ruído. Diz-se muitas mentiras e eu prefiro ficar de fora desse círculo. É evidente que foi um período complicado, mas foi muito enriquecedor a nível pessoal. Cresci muito e, familiarmente, foi dos períodos mais bonitos por que possa ter passado e em que mais descobri os verdadeiros amigos. Foi uma fase de crescimento e de uma enorme tranquilidade, ao contrário do que as pessoas possam pensar. Não houve nenhuma noite em que não dormíssemos todos tranquilamente e isso não é uma coisa que qualquer pessoa possa dizer.

REFLEXO

Vidas TV – Gosta de se ver na televisão?

Rita Ferro Rodrigues – Normalmente nunca gosto. E até devia fazer o exercício de me ver mais vezes, para corrigir alguns tiques e muletas de expressão.

– Reconhece ter algum tique?

– Só há pouco tempo é que o realizador me chamou a atenção para o facto de cruzar muitas vezes os dedos quando estou de pé. Sou muito expressiva a falar e às vezes parece que estou a fazer boquinhas. E estou, mas a verdade é que também as faço desde miúda.

– Mudava alguma coisa?

– Há sempre coisas para alterar. Por exemplo, a gestão do silêncio, que é difícil de fazer em televisão.

– Qual foi o melhor momento da sua carreira?

– Acho que o melhor momento é sempre aquele que vem a seguir, estou sempre à espera do momento em que me consiga superar.

– E o mais embaraçoso?

– Já me aconteceu de tudo. Já dei algumas gafes, já espirrei, já tropecei nos saltos de vinte centímetros.

– Gosta de ser reconhecida na rua?

– É sempre bom, é sinal de que as pessoas me vêem. Lido muito bem com isso.

– Uma pessoa de referência na televisão portuguesa?

– A Fátima Lopes, dentro do estilo, é uma pessoa de referência, assim como a Catarina Furtado, que é uma princesa da televisão. Nos homens tenho muita admiração pelo Nuno Graciano e adoro o Malato.

– Conteúdo preferido em televisão?

– Vejo sempre o jornal da noite e gosto de séries como o CSI, Donas de Casa Desesperadas e o Dr. House.

PERFIL

Rita Ferro Rodrigues nasceu em Lisboa, há 30 anos, e desde miúda que já tinha a certeza do que queria fazer quando fosse grande. Uma aptidão que lhe foi confirmada, anos mais tarde, por Amália Rodrigues. Depois de uma entrevista feita na escola, a lendária fadista portuguesa escrevia uma carta para o liceu onde a pequena Rita estudava a traçar a vocação à filha de Ferro Rodrigues: ou seria actriz ou jornalista. E foi precisamente nessa área que a apresentadora se estreou aos 16 anos, com o programa para crianças ‘Caderno Diário’. Chegou a fazer teatro e rádio na Antena 1, mas foi no pequeno-ecrã que se destacou. Há seis anos, a jornalista entrou para a SIC Notícias de onde só saiu há ano e meio para apresentar o ‘Contacto’. Mãe da pequena Leonor, de cinco anos, Rita viveu vários anos com o também jornalista Daniel Cruzeiro e namora actualmente com Ruben, um dos câmaras do seu programa.  Correio da manhã


.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds