Quarta-feira, 17 de Outubro de 2007

Quero casar vestida de branco

Três anos depois de ter dado os primeiros passos, tímidos, no mundo da representação, Marta Melro já se livrou do rótulo de ‘moranguita’. À espera de uma oportunidade na carreira, a actriz falou ao Correio Vidas sobre o desafio que foi gravar a novela ‘Tu e Eu’, o quão feliz se sente ao lado do namorado, Rodrigo Saraiva, e o desejo de ser mãe num futuro próximo. Talvez até antes de casar.
'Sinto-me actriz porque respiro isto, deixo de dormir e vivo isto de corpo e alma', confessa Marta Melro

Aos 22 anos, a ‘Céu’ da telenovela ‘Tu e Eu’ espera por uma oportunidade de brilhar na pele de uma assassina no cinema. Enquanto o dia não chega, a jovem actriz tem aproveitado para se dedicar à cozinha e ao namorado, Rodrigo Saraiva, com quem sonha casar, vestida de branco, e ter... muitos filhos.

- Correio Vidas – Depois de ter terminado a telenovela ‘Tu e Eu’, já tem algum projecto em vista?

- Marta Melro – Para já estou parada, mas há uma série de hipóteses no ar. Há uma pequena possibilidade de realizar a minha grande vontade, que é fazer cinema, mas vamos esperar para ver. Enquanto isso vou-me dedicando à cozinha...

- É isso que tem aproveitado para fazer nas férias?

- Sim (risos), porque, apesar de os meus amigos dizerem que sou uma fadinha do lar, paranóica com as arrumações e limpezas, tenho uma grande falha: a cozinha. Como fui muito mimada e os meus pais são óptimos cozinheiros, nunca senti necessidade de ir para os tachos. Depois fui morar sozinha, mas chegava a casa tão tarde que recorria sempre às pizas. Agora é que tenho aproveitado para ler uns livros de culinária.

- Começou a trabalhar aos 17 anos: como surgiu a oportunidade de entrar nos ‘Morangos’?

- Vivia no Porto e fazia uns trabalhos esporádicos como manequim, para ganhar umas coroas. Um dia estava em Lisboa e ligaram-me a perguntar se queria ir a um casting para os ‘Morangos’. Eu não estava muito interessada mas lá fui e correu bem. Acharam graça, porque estavam à procura de uma miúda rebelde e, na altura, eu tinha um sotaque cerradíssimo e estava cheia de pica. Depois ligaram-me só a dizer: ‘Marta, daqui a uma semana tens de estar em Lisboa’. Eu ainda disse que não tinha casa nem nada, pronto, mas a resposta foi: ‘Desenrasca-te...’

- Foi complicado morar sozinha aos 19 anos?

- Inicialmente, foi o grito do Ipiranga. Era muito protegida pelos meus pais e sentia necessidade de ter um bocadinho de liberdade, mas sempre pensei que fosse uma coisa temporária. O meu objectivo era parar a escola um ano e regressar ao Porto. Só quando percebi que era uma mudança definitiva é que comecei a sentir a falta dos mimos dos pais.

- Os seus pais aceitaram bem a decisão de ser actriz?

- No início achavam que era só uma fase, que eu ia fazer os ‘Morangos’ e voltava para casa. Mas agora gostam, admiram muito e são os meus fãs número um. Claro que em alturas como esta, em que estou parada, dizem: ‘Ai, filha, devias ter um trabalho normal’. Mas, acima de tudo, apoiam-me, porque sentem que estou feliz.

- Já fez três novelas mas passou a ser mais conhecida em ‘Tu e Eu’. Marcou-a muito?

- Marcou por tudo, foi um desafio. E, infelizmente, sinto que só me começaram a levar a sério depois desta novela. Só agora é que começaram a levantar a pontinha do rótulo de ‘moranguita’. E isso é a coisa que me deixa mais feliz, encontrar pessoas que não se lembram de que eu participei nos ‘Morangos’. Não é que tenha vergonha, é porque finalmente me encaram como actriz.

- E já se sente actriz?

- Demorei muito tempo a sequer pronunciar a palavra ‘actriz’, tinha quase vergonha de o dizer. Actualmente, sinto-me como tal porque respiro isto. Porque deixo de dormir para ir gravar, porque vivo isto de corpo e alma.

- Muitos actores sonham com o teatro, não é um desejo subir ao palco?

- Quando comecei, toda a gente dizia que tinha de fazer teatro. Acontece que eu tenho um medo terrível de público, tenho pânico, por isso o teatro nunca seria a minha primeira opção. Acho mais interessante o trabalho de pormenor do cinema.

- Mas no ‘Dança Comigo’ esteve perante uma plateia. Foi uma prova de fogo?

- Foi a minha prova de fogo mas foi terrível. Eu não conseguia dormir, não conseguia comer, nada. Eu já sou magrinha e emagreci mais cinco quilos por causa do programa. Mas foi especial, principalmente no dia em que dei o grande trambolhão. Se me perguntassem como é que eu reagiria eu teria dito que fugia, mas não foi o que aconteceu. Magoei-me antes de entrar, disseram-me para não ir, mas eu senti-me confiante. Tive pessoas a abraçarem-me a dizer para ir...

- O que gostava mesmo de fazer?

- Adorava fazer uma assassina no cinema, porque tenho a certeza de que vou ser muito melhor mazona do que boazinha. Eu passava a vida a dizer à (Daniela) Ruah: ‘Dava tudo para trocarmos de papéis’.

- A decisão de ser actriz mudou também a sua vida pessoal. Foi nos ‘Morangos’ que conheceu o seu namorado, Rodrigo Saraiva...

- Foi engraçado, porque tínhamos uma relação de amor/ódio. O Rodrigo é muito espirituoso e não fazia ideia se ele simpatizava comigo ou embirrava. E ele sentia a mesma coisa, porque eu era toda empertigada. Era “a miúda do Porto” e toda a gente achava que tinha de andar de ‘mão na anca e faca na liga’. A verdade é que houve uma empatia muito bonita entre nós. Os nossos relacionamentos anteriores terminaram, aconteceu, e estamos juntos até hoje. Não vejo de outra forma.

- Ele é o seu apoio?

- É, dá-me muita força, é o verdadeiro amigo e o primeiro a criticar-me. Foram raríssimas as vezes em que o Rodrigo estava sentado em frente à televisão e disse: ‘Amor, parabéns’. Mas foi muito importante, principalmente no meu arranque. Eu não conhecia o meio e podia ter aceite propostas menos boas para mim. Ele guiou-me para o caminho certo e estou-lhe muito agradecida por isso.

- Até tatuaram mesmo uma aliança no dedo...

- Não é uma aliança, é mais simbólico do que isso. Foi começada há três anos e está à espera de ser acabada, mas queremos fazê-lo ao mesmo tempo, olho no olho. É sinal de um momento bonito da nossa vida. O Rodrigo disse uma vez, e é verdade: “Mesmo que, infelizmente, surja uma outra mulher na minha vida, terá de viver com o facto de tu teres existido na minha, e isto é a prova de que isso aconteceu.”

- Casar faz parte dos seus planos?

- Gostava de casar vestida de branco, num espaço bonito, mas não é uma prioridade. Nós fazemos o mais difícil de um casamento, que é partilhar a mesma casa há três anos.

- E filhos?

- Penso mais vezes em filhos do que em casamento. O meu instinto maternal já deu a sapatada no meu organismo e gostava muito de ter filhos. Mas vou esperar, porque acho que não faz sentido na nossa vida termos um filho agora. Mas às tantas até tenho um filho antes de casar, nunca se sabe.

- O Rodrigo também quer ser pai?

- Acho que no dia em que disser ao Rodrigo que vai ser pai ele é o homem mais feliz do Mundo. Aliás, ele já me disse que esse será o dia mais marcante da vida dele.

REFLEXO

- Correio Vidas – O que vê quando se olha ao espelho?

- Marta Melro – Normalmente não gosto muito do que vejo. Sou bastante complexada porque desde pequenina que sou gozada pela magreza. Talvez por isso, desde miúda comecei a gostar de me maquilhar e mudar de visual.

- Gosta do que vê?

- Sou cada vez menos paranóica com o espelho mas gostava de ter uns quilinhos mais.

- Alguma vez lhe apeteceu partir o espelho?

- Eu já parti um espelho, quando era miúda, na escola. Já não me lembro muito bem porquê mas acho que foi por causa de uma nota com que não concordei.

- Quem gostaria de ver reflectido no seu espelho?

- Com mais ou menos olheiras, desgrenhada ou não, acho que eu sou a pessoa que quero ver reflectida no espelho e estar feliz com isso. Hoje, daqui a dez anos, 20 ou 30 anos.

- Uma pessoa de referência?

- Os meus pais. Sou muito ligada a eles.

- Momento marcante na vida?

- Tenho tantos, mas aquele que provocou uma mudança mais drástica na minha vida foi o dia em que recebi o telefonema a dizer ‘Marta, tens uma semana para estar em Lisboa’. Foi em 2004, quando comecei a fazer os ‘Morangos com Açúcar’. Não imaginava o quanto a minha vida iria mudar.

- Qualidade e defeito?

- Toda a gente tem o seu quê de teimosia mas eu sou mesmo muito casmurra. A qualidade, acho que é ser acessível para as pessoas com quem estou constantemente, o que fez com que tenha amizades bonitas e um relacionamento amoroso mesmo muito bonito.

PERFIL

Tem 22 anos e passou a adolescência no Porto, com os pais e os três irmãos, a quem se diz muito ligada. Talvez por isso lhe tenha custado tanto quando, aos 19 anos, veio sozinha para Lisboa investir numa carreira como actriz. Três anos depois da estreia em ‘Morangos com Açúcar’ e da passagem pelas novelas ‘Dei-te Quase Tudo’ e ‘Tu e Eu’, Marta sonha com uma carreira brilhante no mundo da representação, sempre sem esquecer a formação, que deixou por acabar.

A actriz não esconde que gostava de tirar o curso de Publicidade e Marketing mas que o sonho de vida é mesmo ser actriz e vingar na sétima arte. Enquanto o dia não chega, Marta vai vivendo um de cada vez ao lado do actual namorado, o actor Rodrigo Saraiva, que conheceu e de quem se apaixonou nas gravações dos ‘Morangos’.

CM

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds