Sábado, 15 de Dezembro de 2007

Eu e a Margarida temos uma química que transparece

A forte amizade com Margarida Vila-Nova levou a actriz, Filomena Cautela, ao palco com a peça ‘A Noite dos Assassinos’. Feliz com o regresso ao teatro, a actriz falou sobre a vida profissional preenchida e garante que para o ano pensa voltar a apresentar um programa de televisão.
'Não quero e nem vou ser conhecida pelas pessoas com quem namoro', afirma Filomena Cautela

Em cena com a peça ‘A Noite dos Assassinos’, Filomena Cautela falou sobre a relação de amizade com a sua companheira de palco Margarida Vila-Nova e mostrou-se satisfeita com o rumo que a sua carreira tomou. Discreta mas muito bem-disposta, Filomena Cautela faz tudo para que pouco ou nada se saiba da respectiva vida pessoal. Por isso nunca se lhe conheceu um namorado.

- Correio Vidas – Está a fazer a peça ‘A Noite dos Assassinos’ com Graciano Dias e Margarida Vila-Nova. A Filomena e a Margarida Vila-Nova são amigas há muito tempo?

- Filomena Cautela – Conhecemo-nos em Paris quando fomos fazer a telenovela ‘Mundo meu’. A nossa relação começou quando ouvimos a palavra “acção” e foi um entendimento tão grande que a minha personagem acabou por ser alargada. A Margarida é das pessoas que conheço com quem é mais fácil trabalhar. Nós temos uma energia muito parecida e não precisamos de falar para nos entendermos, olhamos uma para a outra e sabemos o que temos de fazer. Temos uma química que transparece. A peça foi um sonho que tínhamos e estivemos três anos a tentar conciliar agendas, até que agora conseguimos. Está a ser uma experiência muito positiva, que estou a adorar.

- A estreia da peça aconteceu no Porto. Foram bem recebidos no Norte?

- Não conheço ninguém do Porto que seja má onda. Lá as pessoas gostam de ir ao teatro e gostam dos actores. Por isso não posso dizer que não tenhamos sido bem recebidos. Claro que houve o problema do filme ‘Corrupção’, por causa da participação da Margarida, e discutimos o assunto. Mas, à parte disso, fomos bem recebidos na rua, nos restaurantes e em todo o lado. O Porto é uma cidade muito viva culturalmente. Tanto ou mais do que Lisboa.

- Apoiou a Margarida durante as filmagens de ‘Corrupção’?

- Por ser amiga da Margarida, vivi este processo com grande intensidade. Mas, felizmente, a Margarida nunca teve ameaças, porque era uma personagem e não a Carolina Salgado.

- Já viu o filme?

- Sim, e gostei. Tenho pena de que as pessoas não tenham visto o filme completo. Quando há cortes, o filme perde fidelidade. Isso acontece, mas ‘Corrupção’ gerou mais polémica. É um trabalho incrível da Margarida e senti muito orgulho.

- Na sua última telenovela, ‘Vingança’, fez uma vilã. Qual foi o ‘feedback’ das pessoas relativamente à ‘Erika’?

- As pessoas que viam ‘Vingança’ não eram um público comum pois tinham de estar acordadas até tarde, por isso eram mesmo fãs da novela. No início diziam que eu era irritante. Mas a ‘Erika’ deu uma reviravolta interessante e já me diziam que não sabiam o que sentiam quanto à personagem. É bom criar esse tipo de confusão e não ser indiferente aos telespectadores. As pessoas tinham reacções fortes, e isso foi bom.

- Onde procura inspiração para interpretar as suas personagens?

- O processo de construção começa com a leitura do guião, e depois tenho sempre música. Cada personagem que interpreto tem três ou quatro músicas. Depois, frequento lugares e ambientes que penso que as personagens frequentariam para ver formas de falar, andar, comportamentos. Também utilizo muito a comida, porque os sabores ajudam a escolher o melhor tom de voz. Além disso, durmo com um bloco enorme ao meu lado e acordo de noite para desenhar a personagem, que coloco na parede e no tecto para ficar na minha cabeça.

- Foi VJ na MTV. Gostava de voltar à apresentação?

- Adorei o ano que passei na MTV mas tive de sair. Foi uma decisão necessária, porque sou actriz e não queria estar parada, sem representar. Mas vivi experiências excelentes fora do País e por isso é uma área que gostava de voltar a explorar. Já há propostas, talvez para o ano aconteça.

- Vive muito para a sua profissão. Nunca se lhe conheceu um namorado...

- Há uns tempos, disseram-me que era muito mais discreta que outras actrizes. Mas a verdade é que não quero e não vou ser conhecida pelas pessoas com quem namoro. Em relação a esse assunto não dou hipóteses, mas sei como é fácil ser-se apanhado e sei que as pessoas têm curiosidade. Mas não quero isso – e tenho conseguido manter a discrição.

- Quando descobriu que queria ser actriz?

- Desde que me conheço que sempre quis fazer teatro. Isto apesar de a minha primeira experiência ter sido estranha. Quando comecei a fazer teatro fiquei com o papel principal. A dada altura tinha de fazer um monólogo, mas deparei-me com a plateia e tive uma branca enorme. Ao mesmo tempo que fiquei em pânico, tive a certeza de que queria fazer isto durante toda a minha vida. Era no palco que queria estar. Fiz vários cursos e só ainda não parei para estudar durante mais tempo porque não consegui. Surge sempre um convite que não posso recusar ou uma personagem que me põe maluca.

- Em Portugal há competição entre os actores?

- Na minha geração de actores há um bocadinho mas eu vejo-me um bocado à margem. Há, de facto, um ambiente muito competitivo na nossa geração, e isto porque há uma leva enorme de actores novos. São jovens que nunca fizeram nada e vão recebendo convites porque são modelos, ou pessoas muito bonitas, ou porque resultam em televisão. E isso cria um ambiente de revolta em relação às pessoas que estudam e que já passaram por situações muito complicadas e que têm um respeito enorme por esta arte que há pessoas que não entendem. Compreendo essa revolta mas não a compartilho. Julgo que as pessoas que têm talento e amor por esta arte vão ficar. As outras serão ‘peneiradas’. Mas respeito toda a gente que trabalha.

Agradecimentos: sixtystore foz-porto e Restaurante Casa d’Oro

REFLEXO

- Correio Vidas – O que vê quando se olha ao espelho?

- Filomena Cautela – Não gosto muito de me olhar ao espelho. Se puder não o faço.

- Gosta do que vê?

- Tenho dias...

- Alguma vez lhe apeteceu partir o espelho?

- Já, e em personagem aconteceu.

- Sai de casa sem se olhar no seu espelho?

- Várias vezes.

- Quem gostaria de ver reflectido no seu espelho?

- Gostava de olhar e dizer que a pessoa que está aqui dentro é aquela que o espelho reflecte.

- Um momento marcante na sua vida?

- A nível profissional, tive momentos incríveis e outros muito bons sozinha, a pensar no trabalho que faço bem.

- Qualidade e defeito?

- A nível profissional, sou muito trabalhadora, e isso é uma virtude. A nível pessoal, sou fiel aos meus amigos. O defeito é ser bastante nervosa.

PERFIL

Filomena Cautela nasceu em Lisboa, no dia 16 de Dezembro de 1984, numa família de três irmãos. A sua carreira como actriz começou no teatro. No ano 2000 protagonizou a peça ‘Antígona’.

Seguiram-se ‘Se o amor for outra coisa’ e ‘João e as Mulheres’. A sua estreia na televisão aconteceu na primeira série de ‘Morangos com Açúcar’ e depois fez uma participação em ‘Ana e os Sete’, na pele de ‘Sandra’.

Em 2005 integrou o elenco da telenovela da TVI ‘Mundo Meu’, onde conheceu Margarida Vila-Nova. Na telenovela da SIC ‘Vingança’ foi a maléfica ‘Erika’. Após esta produção da SIC, Filomena Cautela resolveu voltar a dedicar-se ao teatro.

A amizade com Margarida Vila-Nova levou-a até ‘A Noite dos Assassinos’, onde também divide o protagonismo com Graciano Dias. Os três estrearam a peça no Norte e depois em Lisboa, no Teatro da Barraca, onde estarão até ao próximo dia 22. Para o ano, a actriz já tem o regresso confirmado na televisão e promete surpresas. Muito ciosa em relação à sua vida privada, nunca se lhe conheceu um namorado.

CM

.mais sobre mim

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds