Domingo, 4 de Dezembro de 2005

"Aprendi muito como testemunha de Jeová"





Aos 20 anos começou a trabalhar nas rádios pirata da linha ("A Miramar", "Comercial da Linha"). À televisão, chegou no começo da SIC, como "voz off". Deu aulas na Universidade Autónoma depois de ali frequentar Ciências da Comunicação. É um homem de bem com a vida, com a sua eleita RTP e com o adorado "Portugal no coração", que nos mostra as suas pinturas no ateliê. Hoje conduz um directo deste programa desde a Suiça.



[Jornal de Notícias] Pela sua maneira de estar, parece apreciar o contacto directo com o público na televisão.



[José Carlos Malato] Acho que não é possível enganar as pessoas. Sou mesmo assim. Tenho noção que aquilo que digo é ampliado pelo Mundo inteiro, pelo que não poderia continuar muito tempo com uma farsa.



Mas um apresentador pode fazer um "boneco"?

Não criei uma personagem para estar ali. Claro que há uma parte de mim que é reservado, mas mesmo assim exponho-me muito em relação ao que penso e gosto. Não faço números, nem é esse o meu objectivo.



Muito novo, nas Testemunhas de Jeová, iniciou-se na comunicação. Foi uma boa aprendizagem? Apenas tive um amigo da minha idade. A minha infância sempre foi no meio de gente mais velha. Sempre fui muito crescido. A dinâmica das Testemunhas de Jeová obrigou-me a estudar muito, a encarar a vida com mais seriedade. A comunicação começa justamente aí, no facto de ter de moldar o meu discurso para que as pessoas não me fechassem a porta nos primeiros cinco minutos. Ter sido das Testemunhas de Jeová foi decisivo para bater sem medo a uma porta, por trás da qual está uma pessoa desconhecida. Isso é coisa que faço todos os dias na televisão.



Os estudos académicos ajudaram a consolidar esta faceta?

O rigor nas palavras e a questão da ginástica mental, da capacidade de argumentar e de perceber as perguntas foi coisa que me ficou da Filosofia. Do curso de Comunicação acabei por adquirir uma cultura geral que cimentou aquilo que sabia.



"Portugal no coração" foi ao mesmo tempo desafio e "consagração"?

Foi um desafio, mas enquadrou-se naquilo que eu achava que poderia fazer em televisão. Era um programa absolutamente português, que pretendia ligar os portugueses de fora e os de dentro. Precisava de alguém que conhecesse Portugal e que fizesse, de alguma maneira, a ponte entre os novos e os velhos. Eu nunca fui muito de querer aparecer, mas este programa era a minha cara, aquilo que eu sempre quis fazer. E tive de vir para o Porto, mudar a minha vida toda.



Sente-se mais em casa aqui do que no "Um contra todos" ou no "Top +"?

O "Um contra todos" acabou por me resgatar daquela carga de pimba que as pessoas ganham nos programas da manhã e da tarde. O concurso deu-me outra enquadramento. ' Ah, afinal, ele é um tipo culto', quando o que eu faço no "Portugal no coração" é, apenas, trocar tudo por miúdos. É a eficácia da comunicação.



O mais importante da TV é chegar a um público alargado?

Justamente, é o que interessa. Daí, que eu costume dizer que gosto muito mais do público do "Portugal no Coração", que me aceitou de coração, do que gosto dos outros, que só me abriram a porta depois de olharem pela janela. No concurso pude elevar um bocadinho a fasquia e ter outro tipo de registo, mas sou muito mais feliz a fazer o "Portugal no Coração".



Trabalhou na SIC antes de entrar na RTP.

Entrei para a RTP quando começamos a fazer a promoção "A RTP faz parte da nossa vida". Se me perguntassem o que gostava de fazer na TV, dizia de imediato apresentar o "Festival da Canção", o "Natal dos Hospitais" e pouco mais. A SIC deu-me aquilo que as rádios locais me davam, aquela pica de trabalhar. Depois acentuou-se o cinzentismo da RTP, naquela onda do serviço público, que é pesado sem necessidade nenhuma. A SIC deixou de funcionar a partir do momento em que engordou. Havia aquela arrogância intelectual. Enerva-me que as pessoas sejam intelectualmente arrogantes, é uma coisa muito feia. Na RTP não me obrigam a fazer coisas de que não gosto. Portanto, estou no sítio certo.



Em televisão, o que lhe dá mais gozo fazer?

O que faço todos os dias conhecer muita gente, mostrar as suas qualidades.



A vinda para o Porto mudou mesmo a sua vida?

Mudou tudo. Fazia publicidade, dava aulas, trabalhava na rádio e na TV, e não tinha tempo para nada. Não tinha vida e o Porto devolveu-me isso. O Porto foi a minha salvação.



Não acha estranho já ter um largo com o seu nome, em Monforte?

No início, foi. É a minha terra e como não sou de voltar as costas às pessoas que gostam de mim , lá estou eu.



Parece que há alguma coisa nova para si na RTP?

O que me disseram foi temos planos para ti em 2006. Como não sou de fazer projectos, o que for, como se diz no Alentejo, soará.


Catorze canais chegam aos telemóveis em 2006

Fonte: Jornal de Noticias

37 comentários:
De janielly a 20 de Maio de 2009 às 16:12
Gente q imundisse em não tem condições da pessoa inventar e criticar tanto uma religião eu não sou testemunha de jeové mais tenho fé nele no Deus do ceú q eu um dia servirei a ele de todo o meu coração e de toda a minha alma pq só ele pode nós ajudar e na biblia diz q a religião q fizer realmente a vontade de Deus vai ser muito criticada pelo publico por sua maneira de agir de vister e de andar porque as pessoas q fazem a vontade de Deus serão salvas e aqueles q só fazem criticar o dia em q chegar a hora de Deus julgar todas as pessoas todo o tempo q as pessoas gastaram em criticar a religião foi perda de tempo pq nimguém jamais pode julgar nimguén pq só Deus sabe o q fazer com cada um de nós seres humanos.

todos nós somos imperfeitos nimguén depois de Jesus veio a ser perfeito na terra.
se vc q está lendo esse comentario não tem nada pra fazer faça uma coisa cuide em ir já pedir um estudo biblico e verá o que realmente a palavra de Deus diz a cada um de nós e as promessas verdadeiras sobre um mundo novo paradisiaco como diz a biblia nos Salmos ...

Deus que cada um de nós venhamos a receber e a conhecer a verdade sobre ele faça isso e vc verá como sua vida mudará rapidamente e como vc será mais feliz do que vc já é, e numca esqueça de uma coisa:
_Só Deus que que nós vivamos pra sempre feliz sem adoeçer invelhecer e morrer se vc quer um dia ficar boa se vc é doente faça e isso.
De Talita Batista a 24 de Maio de 2009 às 18:34
[b] É eu tambem concordo nao gosto quando vejo pessoas criticando as Testemunhas de Jeová por outro lado gosto...pq como vc disse assima..a verdadeira religiao seria muito criticada e isso me da cada vez mais certeza de que é realmente a religiao verdadeira,,ja fiz estudos com as testemunhas de Je´va e vejo realmente que eles seguem o que a biblia diz..independente de suas proprias ideias...nao roubam, nao pedem dizimos,,,nao fazem gritarias...quem critica deveria estudar com elas...certamente a unica religiao que cumpre a ordem de Deus de pregar,,de casa em casa.....Kem gosta de criticar deveria estudar..
De Mariana a 10 de Novembro de 2014 às 15:32
Não gosto de ver as pessoas a criticar as testemunhas de Jeová pois somos esforçados e não somos como nas outras religiões onde a única coisa que fazem é rezar e não aprendem nada como que o verdadeiro deus é Jeová.
Temos imensas provas que mostram que quem criou o mundo é Jeová como no bíblia ou no nosso site: JW.org
Para quem está a ler isto Jeová mostra muito amor a nós por exemplo, irá dar-nos um belo paraiso onde não haverá mais mal, morte, clamor nem dor...
De Susana a 10 de Novembro de 2014 às 15:35
Adoro Jeová!!!!!!!!!!
JW.org
De alessandra lopes a 10 de Junho de 2009 às 03:36
concordo plenamente.a maioria das pessoas q criticam nao conhecem os fundamentos das Testemunhas de Jeova..Porem na propria biblia fala q nos ultimos tempos o mundo a religiao falsa,governo todos iriam se voltar contra a verdadeira religiao..e isso e bom pois nosd fortalesce...ops.nao sou Testumunha de Jeova porem respeito muito....
De Anónimo a 19 de Dezembro de 2017 às 11:07
Sou Testemunha de Jeova desde 1988...continuo ativa mas um pouco afastada!!...ainda não me dissossiei, pois ainda não tive coragem de enfrentar " a besta".
Entra...batiza-te...e passados uns tempos vais realmente ver a diferença entre ser estudante ou amigo das testemunhas de Jeová e ser, realmente um membro deles!...

Boa sorte.

PS- Aprenda alem da bíblia, tb um pouquinho a escrever melhor !!

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 14 seguidores

.pesquisar

.Dezembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.Últimas:

. Mariana Monteiro esteve n...

. Sílvia conduz gala a favo...

. David Carreira dá cartas ...

. Nuno Santos troca RTP pel...

. A Mariana Monteiro é lind...

. Britney Spears roubou isq...

. Striptease deixa marcas e...

. Russell Crowe e Nicole Ki...

. Eu e a Margarida temos um...

. Helena Isabel: Em forma

. Isabel Figueira convive c...

. Cantor desmente romance

. Rita Egídio está grávida

. Carol Castro ASSALTADA

. Modelos mal se falam

.arquivos

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

.tags

. a bela e o mestre(6)

. alexandra lencastre(29)

. alinne moraes(8)

. ana guiomar(5)

. angelico vieira(16)

. angelina jolie(20)

. antonio pedro cerdeira(13)

. band(8)

. barbara guimaraes(6)

. barbara norton de matos(5)

. belissima(9)

. benedita pereira(6)

. brad pitt(13)

. britney spears(8)

. canta por mim(4)

. carolina dieckmann(5)

. catarina furtado(20)

. caua reymond(9)

. cesar peixoto(11)

. christina aguilera(6)

. cinha jardim(5)

. claudia semedo(5)

. claudia vieira(28)

. cleo pires(7)

. cristiano ronaldo(29)

. dalila carmo(9)

. dança comigo(11)

. dani(7)

. daniela mercury(5)

. daniela ruah(13)

. danielle suzuki(6)

. deborah secco(7)

. deixa-me amar(9)

. diana chaves(22)

. diogo amaral(10)

. doce fugitiva(5)

. dzrt(6)

. elsa raposo(7)

. fala-me de amor(4)

. fernanda serrano(15)

. floribella(13)

. francisco adam(5)

. francisco penim(5)

. gato fedorento(7)

. globo(25)

. gloria pires(4)

. guilherme berenguer(4)

. helena isabel(4)

. henri castelli(4)

. herman josé(4)

. ilha dos amores(16)

. imperius(7)

. ines castel-branco(6)

. ines simoes(4)

. isabel figueira(34)

. ivete sangalo(4)

. jennifer lopez(5)

. jessica athaide(4)

. joana duarte(11)

. joana solnado(13)

. joão reis(9)

. jose fidalgo(6)

. juliana paes(6)

. luciana abreu(15)

. mafalda pinto(6)

. margarida vila nova(18)

. maria joão bastos(15)

. mariana monteiro(7)

. marisa cruz(8)

. melanie c(5)

. merche romero(46)

. morangos com açucar(51)

. nbp(5)

. operaçao triunfo(5)

. paixões proibidas(7)

. paula lobo antunes(6)

. paula neves(6)

. paulo pires(7)

. pedro granger(6)

. pedro miguel ramos(8)

. pedro teixeira(10)

. ricardo pereira(16)

. rita andrade(5)

. rita pereira(20)

. rodrigo menezes(6)

. rtp(43)

. rtp1(30)

. rtp2(5)

. ruy de carvalho(5)

. são josé correia(11)

. shakira(8)

. sic(71)

. silvia alberto(11)

. sofia alves(9)

. sonia araujo(6)

. soraia chaves(24)

. tempo de viver(9)

. tu e eu(8)

. tvi(126)

. vila faia(5)

. todas as tags

.Links:

blogs SAPO

.subscrever feeds